Sérgio Figueiredo conta mais novidades da Abril em chat
Sérgio Figueiredo: Conforme expliquei ao Sidney Gusman, não renovamos por causa, principalmente, do acordo de figurinhas. A Panini queria alguns privilégios na distribuição de figurinhas, que a Dinap se recusou a dar. Eles também tinham algumas exigências financeiras em relação à Marvel. Como a Abril disse duas vezes não às exigências da Panini, eles saíram da Dinap e levaram a Marvel junto. Na minha opinião, eles terão muitos problemas em 2002. Agora, vamos triplicar o volume de material DC e vamos entrar no mercado de figurinhas também. A Panini agiu de uma forma, vamos dizer... agressiva.
Como ficam as Premium da DC?
Sérgio Figueiredo: Em janeiro, as Premium Superman e Batman vão trazer grandes seqüências de histórias, que batizaremos de série Platinum, e as revistas ficam quinzenais. Recomendo que você acompanhe, pois o material estará espetacular. Em fevereiro, teremos o lançamento Cavaleiro das Trevas 2 e novas surpresas!
Quais os materiais da DC que a Abril publicará?
Sérgio Figueiredo: Vamos ficar com o núcleo DC apenas. Entenda-se por isso, todos os grandes personagens do universo DC.
Quantas serão as revistas da DC?
Sérgio Figueiredo: Por enquanto, duas. Mas, ainda no primeiro trimestre, vamos lançar um plano para triplicar o volume de histórias DC no Brasil.
A distribuição por fases continuará em 2002?
Sérgio Figueiredo: Até março. Depois, volta a ser nacional. A DC será a editora predominante no mercado brasileiro.
Como ficará o preço das revistas?
Sérgio Figueiredo: Nós vamos ter o preço mais competitivo do mercado brasileiro. Todas as revistas de linha da DC serão mais baratas do que as da Marvel. Teremos o preço mais competitivo do mercado. Você vai poder comprar muita coisa. Garanto. Mas, por enquanto, a linha continua custando 10 reais, o que não é caro, proporcionalmente. Por favor, compare com as outras revistas em quadrinhos da praça.
World War III (nota do UHQ: uma saga da Liga da Justiça) finalmente sairá no Brasil?
Sérgio Figueiredo: Essa história não é legal. Acredite em mim! O que vale a história Torre de Babel que provocou graves mudanças na Liga?
A Liga da Justiça voltará a ter revista própria?
Sérgio Figueiredo: Vamos ter uma revista mensal da Liga.
Quais personagens serão publicados?
Sérgio Figueiredo: A lista é enorme para falar agora. Todos os personagens principais e secundários vão estar presentes, menos Vertigo e Elseworlds (Túnel do Tempo) e Animated.
Como fica a distribuição das edições 16 e 17 fora do eixo São Paulo-Rio de Janeiro?
Sérgio Figueiredo: As Premiuns 16 e 17 chegarão normalmente nas demais regiões. Fique tranqüilo.
Como fica Spawn?
Sérgio Figueiredo: O contrato de Spawn acaba de ser renovado e a revista continua mensal.
Você acha que a Marvel será tão bem-sucedida como foi na Abril?
Sérgio Figueiredo: Sinceramente, acho que não. A Abril tem a melhor distribuição, a melhor qualidade, a melhor pesquisa de mercado. Acho que a Panini não conhece o mercado brasileiro. E, além do mais, nós vamos competir para valer. Este é o ano de Cavaleiro das Trevas 2!
Como ficará o mercado de super-heróis no Brasil?
Sérgio Figueiredo: É um mercado segmentado, um pouco retraído, mas que agora deve aquecer. Vai ser um ano interessante.
Como será a competição com a Marvel?
Sérgio Figueiredo: Fortíssima. Como nos Estados Unido. Não é ótimo? O mercado vai ficar mais competitivo. Se antes o mercado comportava 10 revistas, a Abril colocava 10 revistas nas bancas. Agora, quando o mercado comportar 10, a Marvel vai querer colocar 10; e nós vamos colocar 20.
Quais serão as edições especiais da DC? O formatinho pode voltar?
Sérgio Figueiredo: Lançaremos grandes edições especiais, mas, em princípio, nada em formatinho. Vamos ter republicações, novidades, muita coisa. Crise Nas Infinitas Terras sai em 2002, em formato americano.
Que tal trazer Frank Miller ao Brasil, para o lançamento de Cavaleiro das Trevas 2?
Sérgio Figueiredo: A idéia é magnífica. Precisamos checar a agenda do sr. Miller.
O Arqueiro Verde de Kevin Smith será publicado?
Sérgio Figueiredo: O (Marco) Moretti (nota do UHQ: editor da Abril) está concluindo a programação para 2002, mas Arqueiro deve sair nas revistas de linha.
O que esperar do ano de 2002?
Sérgio Figueiredo: Eu diria que teremos um 2002 melhor do que 2000 e 2001. Vamos ter mais títulos, melhor distribuição e quem vai ganhar é o público-leitor.
A Mythos é que ficará com os títulos da Marvel?
Sérgio Figueiredo: A Mythos é apenas um estúdio. Não há Mythos. Eles nunca teriam como pagar os royalties que a Marvel exige. Eles vão apenas montar as histórias. A Panini, que não entende nada de revistas e não conhece o mercado brasileiro a fundo, vai tentar armar a estratégia. Eles vão ver que ficar atrás de uma mesa recebendo royalties é diferente de editar, agüentar encalhes de milhares de exemplares, pagar a gráfica etc.
A revista Heróis da TV tem vendido bem?
Sérgio Figueiredo: Maravilhosamente bem! A fita Dragon Ball Z é um sucesso, graças a Deus!
The Nail poderá sair pela Abril?
Sérgio Figueiredo: The Nail é uma história da linha Elseworlds e vai ficar de fora. Mas vamos publicar muita coisa boa. Como disse antes, vamos triplicar o volume de histórias da DC no Brasil, não é ótimo?
A Abril pretende "degolar" a Panini?
Sérgio Figueiredo: A Abril fará tudo para continuar sendo líder no segmento juvenil-adulto. A Abril é líder em todos os segmentos em que atua e não queremos que seja diferente. Degolar não é uma palavra apropriada, mas vamos competir para valer!