Tiras de Deus, de Laerte, ganham segundo álbum
Por Sidney Gusman
A versatilidade de Laerte, o "pai" de tipos como Piratas do Tietê, Fagundes, Suriá e tantos outros, sempre foi uma de suas marcas registradas. Capaz de adaptar suas tiras aos mais variados veículos - como comprova o álbum Classificados, que reunia material publicado no caderno de classificados da Folha de S. Paulo -, ele está sempre ocupando nichos de mercado com extrema competência.
Outra prova dessa habilidade é o divertidíssimo e pouco divulgado livro de tiras Deus 2 - A Graça Continua (formato 16,2 x 21,2 cm, 64 páginas coloridas, R$ 16,00), lançado em março, pela Editora Olho D´Água, que reúne as impagáveis tiras do autor, estreladas por Deus, São Pedro, Buda, Diabo, Gabriel e outros habitantes ilustres dos reinos do céu e do inferno.
O álbum, que já é o segundo do personagem (o primeiro foi Deus segundo Laerte - formato 16,2 x 21,2 cm, 64 páginas em preto e branco, R$ 9,00 - e já está na quarta impressão), tem prefácio de Maria Rita Kehl e pode ser encontrado nas melhores livrarias do País e em algumas gibiterias.
Em Deus 2 - A Graça Continua, o autor demonstra que é possível, sim, brincar com temas religiosos sem ofender ninguém. Laerte vai ainda mais longe: coloca os personagens em situações inimagináveis (dá pra imaginar Deus querendo pular carnaval?) e consegue arrancar boas risadas de pessoas de todos os tipos de credo.
Com o perdão do trocadilho, não ler esses dois álbuns é um pecado!