Confins do Universo 138 - Não está no gibi; está nos livros! -
OUÇA
Matérias

Todd McFarlane vence batalha judicial contra Tony Twist

2 agosto 2002

Tony TwistA Suprema Corte de Missouri decidiu que Todd McFarlane está livre para usar o nome do jogador de hockey Tony Twist em um personagem do título Spawn. O processo contra o artista era de US$ 24,5 milhões.

Em 2000, o jogador entrou com uma ação na justiça contra McFarlane, reclamando o uso de seu nome, sem autorização, pelo criador, para dar vida a um mafioso.

Segundo Twist, esse uso não autorizado lhe causou problemas para fechar negócios. McFarlane admitiu ter usado o nome baseado no jogador.

Twist venceu o julgamento inicial, mas depois perdeu na apelação de McFarlane. A decisão dessa vez foi em resposta à apelação do jogador.

Todd McFarlane"Concluíamos que os leitores não podem relacionar o personagem em quadrinhos como representação do verdadeiro", diz o juiz James R. Dowd. "É uma maravilhosa vitória da primeira emenda (carta de direitos americana, Bill of Rights, que garante as liberdades fundamentais, entre elas, a liberdade de expressão)", declarou Michael Kahn, advogado de McFarlane.

Já o advogado de Twist, John Bardgett Sr., pretende pedir para que a decisão seja revista.

Além desse processo, o criador de Spawn enfrenta ainda uma outra batalha nos tribunais, contra Neil Gaiman, que reivindica os direitos autorais do personagem Miracleman.

LI

Já são mais de 540 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA