Versão nacional de Terra X terá mais de 100 páginas cortadas
Quando foi publicada nos Estados Unidos, a mini-série Terra X, que está sendo lançada pela Mythos Editora, teve, na soma de todas as suas 14 edições, 432 páginas.
Agora, a obra está chegando ao Brasil, em quatro edições de 80 páginas cada. Basta uma conta rápida para notar que mais de 100 páginas (de quadrinhos e textos) foram cortadas!
Na verdade, ficaram de fora as edições # 0 e 13 inteiras e algumas páginas da mini-série em si, que teve 12 capítulos.
Todo leitor de quadrinhos com mais de 20 anos sabe bem que o corte de páginas de quadrinhos no Brasil, infelizmente, é uma prática comum há décadas. Isso é feito para adequar a história original à estrutura de publicação adotada pelas editoras nacionais e, várias vezes, já trouxe sérios problemas de compreensão aos leitores.
Nesse caso específico, a Mythos está "adaptando" a obra. Como era impossível publicar a mini-série na íntegra, por razões financeiras, a editora decidiu cortar as páginas, missão que ficou nas mãos do tradutor Jotapê Martins (também editor da Via Lettera e do Omelete).
Há casos em que até o mais fanático dos leitores consegue admitir a necessidade dos cortes, mas, à primeira vista, mais de 100 páginas nos parece um exagero! Por isso, só nos resta esperar pela publicação de Terra X, para avaliar o resultado final.