Vídeo não traz documentário sobre Will Eisner completo
Apesar de a informação estar impressa na contra-capa da caixa da fita, é bom deixar claro para os leitores que o vídeo Will Eisner Profissão Cartunista, que está sendo vendido (por R$ 25,00) junto com o álbum O Último Dia no Vietnã, lançado recentemente pela Devir, não traz a série completa.
O documentário, produzido e dirigido por Marisa Furtado de Oliveira e Paulo Serran, da Scriptorium, em parceria com a S-TV (Rede SESC SENAC de Televisão), tem três episódios: Spirit, O Sonho e Master Class, sendo que apenas os dois primeiros estão contidos na fita de vídeo.
Isso ocorreu por uma simples razão: falta de espaço. Se tivesse os três episódios, a fita ficaria com aproximadamente 150 minutos, ou seja, mais do que as fitas comerciais, que têm, no máximo, duas horas.
Mesmo assim, acredite: vale - muito - a pena assistir ao documentário. Nele, é possível "viajar" pelos mais de 60 anos de carreira do artista. Eisner fala sobre o início de sua carreira, seu carinho pelo Brasil, criação do Spirit e muito mais.
A entrevista com Will Eisner foi "encorpada" com imagens do arquivo da Cartoon Research Library, da Universidade de Ohio, e depoimentos de artistas consagrados, como o francês Jano, o belga François Schuitten, os norte-americanos Denis Kitchen, Bill Sienkiewicz, Jerry Robinson, Lucy Caswell, o ganhador do Pulitzer Art Spiegelman e ainda os brasileiros Angeli, Ziraldo, Álvaro de Moya, Mauricio de Sousa e outros.
Tudo isso é intercalado com animações feitas a partir de imagens retiradas de obras-primas de Eisner, como Um Contrato com Deus, No Coração da Tempestade, New York - A Grande Cidade e, principalmente, Spirit.
A série Will Eisner Profissão Cartunista recebeu o Prêmio HQ Mix de melhor adaptação dos quadrinhos para outro veículo, conferido pela Associação Nacional dos Cartunistas do Brasil.
Quem quiser assistir a Master Class, o terceiro episódio do documentário, tem duas alternativas: ficar de olho na programação da TV Senac, que costuma reprisar a série; ou torcer pra Devir repetir esta maravilhosa iniciativa, produzindo uma nova fita para ser vendida com o próximo lançamento assinado pelo mestre Will Eisner, o que deve acontecer em 2002.