Wizard responde declarações de Miller
Em resposta às declarações de Frank Miller, a revista Wizard divulgou uma carta, comentando os tópicos levantados pelo autor durante o discurso de abertura da premiação Harvey Award deste ano. Quem assinou a réplica o presidente da Wizard Entertainment, Fred Pierce.
"Frank Miller é uma lenda na indústria dos quadrinhos", começou. "Justamente por causa de sua importância, é estranho e muito nos magoa, que ele impute tal poder e malícia à revista Wizard: The Comics Magazine. Durante seu discurso no Harvey Award, na convenção de Pittsburgh, ele descreveu, entre outras coisas, as tentativas e tribulações em lidar com Hollywood: o potencial para se fazer dinheiro, a probabilidade de seu material ser mudado de acordo com as necessidades de um estúdio, e o fato de que, quando você não é mais importante para eles, passa a ser ignorado".
"Nós, da Wizard, lidamos com milhares de criadores durante o ano. Esses autores, como Frank, estão lutando para publicar o melhor produto que puderem. Acredito que a Wizard oferece a esses criadores a melhor chance de serem vistos, seja por fãs, pela concepção de Frank sobre Hollywood, ou pelo 'mundo real' de Frank. E, atualmente, isso é muito bom".
"A Wizard Entertainment faz um grande esforço, e arrisca milhões de dólares todo ano, para ter certeza que a indústria de quadrinhos consiga o maior número de novos leitores possível. A Wizard está nas bancas todos os meses, muitas vezes em lugares que não vendem revistas em quadrinhos. Nosso objetivo é sempre, sempre fazer com que leitores comprem revistas, e encontrem uma loja. Temos tido sucesso com esse objetivo freqüentemente, o que é bom para todos".
"Por que a Wizard é bem-sucedida tanto na nossa indústria quanto no 'mundo real', como Frank se refere? Acredito, e o 'mundo real' parece concordar, que o produto é muito bom. A Wizard tem luz própria, é engraçada, crítica e claramente provocativa. Se os executivos de Hollywood lêem a Wizard (ou pagam pessoas para ler, como Frank disse), mas não lêem quadrinhos, eu me encontro em um dilema. Temos feito o nosso trabalho? A Wizard não tem feito com que se interessem pelas mesmas idéias e criadores que são o coração e a alma de nossa indústria?"
"A Wizard é uma revista muito bem conceituada no mundo profissional. Será que isso faz de nós um alvo fácil? Claro. É justo para o pessoal que produz a Wizard, que colocam seu coração e sua alma nessa revista todos os meses, serem chamados de 'Satã'? Eu não acho. Não entenda errado, a Wizard é uma grande e bem-sucedida revista, porque todos os envolvidos se preocupam pela publicação, pela indústria de HQs, pelos criadores e, claro, pelas pessoas que compram e lêem quadrinhos".
"Milhares de pessoas em nossa indústria estão envolvidos com a criação da Wizard. Todos os meses, Frank Miller é bem-vindo para participar, e é convidado em várias ocasiões. Algumas vezes, ele aceita; outras, não. Mas, assim como todos os criadores são livres para criar seus produtos de sua maneira, nós somos livres para criar nosso produto da nossa maneira. Isso nos parece correto. Temos orgulho de nosso produto".
"Como Frank mostrou, para melhor ou para pior, a Wizard se tornou uma embaixadora da indústria de quadrinhos. Para aqueles que não estão felizes, são bem-vindos para se envolverem mais. Por outro lado, continuaremos produzindo a publicação mensalmente, com a melhor qualidade que pudermos, trabalhando com os profissionais do mercado que compartilham de nossa paixão em promover os quadrinhos em escala mundial", finalizou.
Confira também o que Neil Gaiman disse sobre o assunto, na ENTREVISTA EXCLUSIVA concedida ao Universo HQ.