Ziraldo e Mauricio de Sousa são homenageados no carnaval de São Paulo
Por Sidney Gusman
As histórias em quadrinhos brasileiras estiveram bem representadas no carnaval de 2003, em São Paulo. O grande destaque foi Ziraldo, que foi homenageado pela escola Nenê de Vila Matilde (quarta colocada no geral), com o enredo É Melhor Ler - O Mundo Colorido de um Maluco Genial.
O público pôde assistir, em 24 alas, as várias criações de Ziraldo, como A Turma do Pererê, Menino Maluquinho e o jornal Pasquim, fundado pelo cartunista e outros jornalistas durante a época da ditadura.
O cartunista, que participou do desfile, estava eufórico e disse que como ainda está bem vivo, espera ser tema de outros desfiles.
O outro quadrinhista cujas criações "caíram no samba" foi Mauricio de Sousa, na Unidos do Peruche, que ficou em 13º lugar e foi rebaixada, especialmente devido a um incêndio que destruiu fantasias e carros alegóricos 15 dias antes do desfile. O enredo Sou Caipira e Caiçara, da Terra Encantada e Rio Sagrado, Sou Cone Leste Paulista, com a Benção de Nossa Senhora Aparecida homenageava o Vale do Paraíba, de onde o artista é natural.