Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Aba Larga resgata quadrinhos de Getulio Delphim

3 fevereiro 2022

Aba Larga (formato 21 x 28 cm, 96 páginas, R$ 39,90) é um lançamento da Editora Criativo em parceria com o selo GRRR! e está à venda na loja da Editora Criativo e na Comix Book Shop.

Aos 83 anos de idade e com quase 70 anos de carreira, o carioca Getulio Delphim já fez de tudo: desenhou centenas de HQs de super-heróis, guerra, humor, policial etc., além de construir uma sólida carreira na publicidade e ser um dos fundadores da Escola Panamericana de Arte, em São Paulo.

Na sua rápida experiência com a CETPA - Cooperativa Editora de Trabalhos de Porto Alegre, no início dos anos 1960, produziu três edições do gibi Aba Larga, inspirado na homônima corporação policial do interior do Rio Grande do Sul daquela época.

A proposta da CETPA era produzir quadrinhos com tipos e temáticas regionais brasileiras para valorizar a cultura nacional. Apesar de ter durado pouco, a CETPA deixou um legado interessante para os quadrinhos brasileiros, algo que pode ser conferido parcialmente nesta reedição histórica de Aba Larga.

No álbum, o leitor encontra as três HQs da série, originalmente publicadas em 1962, reimpressas pela primeira vez. Trata-se de um faroeste caboclo com tempero gaúcho, um precursor de um gênero que só seria retomado e desenvolvido muito tempo depois. Um quadrinho com tempero regional, mas temática universal. Uma experiência que, junto às outras da CETPA, merecia ter durado muito mais.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA