Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, faleceu aos 68 anos

9 março 2024

Akira Toriyama, criador de Dragon Ball e Dr. Slump, dentre outros sucessos, faleceu no dia 1º de março, aos 68 anos. A notícia foi divulgada pelo Bird Studio, uma semana após o fato. Sua morte foi resultado de um hematoma subdural agudo – um acúmulo de sangue entre o crânio e o cérebro.

Segundo a nota, apenas alguns familiares e amigos estiveram presentes no funeral.

Toriyama nasceu em 5 de abril de 1955, em Kiyosu, no Japão. Duas de suas grandes influências quando garoto foram a animação Os 101 Dálmatas, de 1961; e o mangá Astroboy, de Osamu Tezuka.

Seu trabalho com mangás começou aos 23 anos, quando participou de um concurso da revista Weekly Shonen Jump, para o qual desenhou uma paródia de Star Wars. Como não era um trabalho completamente original, o material não foi aceito, mas o editor Kazuhiko Torishima gostou e lhe escreveu encorajando-o a continuar.

Em 1978, publicou Wonder Island, mas o material não foi bem recebido pelos leitores. Ele continuou insistindo até acertar com Tomato the Cutesy Gumshoe.

Em seguida, criou Dr. Slump, série que foi publicada na revista Weekly Shonen Jump entre 1980 e 1984, e vendeu 35 milhões de cópias no Japão.

Dr. Slump é uma aventura de humor estrelada por Arale Norimaki, uma garota robô, e seu criador, Sembei Norimaki. O mangá foi adaptado para um animê de grande sucesso, exibido entre 1981 e 1986, com 243 episódios.

O segundo animê da série teve 74 episódios e foi exibido originalmente entre 1997 e 1999. Além disso, Dr. Slump teve outras onze adaptações para animação.

Em 1984, surgiu Dragon Ball, série que também estreou na revista Weekly Shonen Jump. O personagem principal é o garoto Son Goku, que tem um rabo de macaco, que com diversos amigos sai em uma busca das esferas do dragão.

Foram publicadas 519 edições individuais da série entre 1984 e 1995 – encadernadas posteriormente em 42 volumes.

Dragon Ball é um dos mangás mais populares desde sempre e vendeu mais de 260 milhões de edições no mundo todo. Além disso, o animê também se tornou num gigantesco sucesso. Curiosamente, fora do Japão, a animação é até mais popular que o mangá do personagem.

Além do animê Dragon Ball (1986–89), também foram feitas outras adaptações, como Dragon Ball Z (1989–96), Dragon Ball Super (2015–18), Dragon Ball GT (1996–97) e Super Dragon Ball Heroes (iniciado em 2018).

Dragon Ball Z é a sequência mais bem-sucedida da série, sendo transmitida em mais de 80 países, dentre eles Brasil e Estados Unidos, onde, em 2001, se tornou o programa de maior audiência da Cartoon Network.

Em 2009, Dragon Ball foi adaptado para o cinema, numa produção estadunidense, Dragonball Evolution, dirigida por James Wong e estrelada por Justin Chatwin, Emmy Rossum e Chow Yun-Fat. Os fãs, com razão, detestaram.

A influência de Dragon Ball foi enorme, inspirando autores como Eiichiro Oda, criador de One Piece; Tite Kubo, de Bleach; e Masashi Kishimoto, autor de Naruto.

Outros mangás de Toriyama famosos são: Cowa!, de 1998; Kajika, de 1999; Sand Land e Nekomajin, ambos de 2000.

O autor também teve um papel importante do desenvolvimento de videogames, pois seus desenhos serviram de base para Dragon Quest. Posteriormente, com Yuji Horii, de Dragon Quest, e Hironobu Sakaguchi, de Final Fantasy, ele fez Chrono Trigger, considerado um game clássico.

Toriyama era tímido, recluso e preservava muito a sua vida particular. Em 1983, ele se casou com Yoshimi Katō, que também era mangaká – usando o pseudônimo de Nanchi Mikami –, com quem teve um filho e uma filha.

Ele adorava carros e motocicletas e era fã de plastimodelismo, chegando a criar alguns modelos para a empresa japonesa Fine Molds. Também nunca escondeu sua admiração pelo brasileiro Ayrton Senna, chegando a desenhar os personagens de Dragon Ball na McLaren do piloto.

Duas outras influências no seu trabalho foram os filmes de Bruce Lee e Jackie Chan, dentre eles, respectivamente, Operação Dragão e O mestre invencível.

No Brasil, foram publicadas as seguintes obras do autor: Dr. Slump, Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball Super, Mangaka – Lições de Akira Toriyama, Manga Theater, Sand Land, Jaco, Katsuha/Akira, Marusaku, Cowa!, Kajika e Nekomajin.

Dragon Ball, publicado pela Conrad Editora em novembro de 2000, foi o primeiro mangá a sair no Brasil com o formato original, com leitura da direita para a esquerda.

A morte de Toriyama foi notícia no mundo inteiro, não apenas pela mídia especializada, mas também por grandes jornais e até mesmo a agência Associated Press e o Jornal Nacional, da Rede Globo.

Na internet, artistas e fãs lamentaram a perda desse grande artista e o citaram como influência. Dentre os que prestaram homenagens estão Yuji Horii, Eiichiro Oda, Masashi Kishimoto, Chris Bunham, Jorge Jiménez, Bengal, Daniel Warren Johnson, Stanley “Artgerm” Lau, Tonci Zonjic, Serge Birault, Tirso Cons, Dave Chisholm, Iban Coelho, Karla Ortiz, Tony Stella, David Rubin, Bruno Redondo, André Lima Araújo, Quinho, Shiko, Max Andrade, Petra Leão, Cris Eiko, Ilustralu, Camilo Solano, Ryot, Mari Santtos, o perfil da Turma da Mônica e até mesmo o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA