Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Álbum resgata histórias em quadrinhos do Judoka

22 março 2023

O Judoka por Eduardo Baron (formato 21 x 28 cm, 144 páginas) é um álbum que republicará quatro aventuras desenhadas e arte-finalizadas pelo artista Eduardo Baron na revista O Judoka (Ebal), entre os anos de 1969 e 1972. O título está em campanha na plataforma Catarse.

Nascido em 1947, muito pouco se sabe sobre Eduardo Baron. Ele trabalhou muito jovem como desenhista na Ebal entre 1968 e 1971, desenhou e arte-finalizou quatro aventuras do personagem Judoka e fez o lápis de uma quinta história antes de pedir demissão e ir trabalhar no mercado publicitário.

Sua última HQ foi arte-finalizada por Francisco Sampaio, desenhista que ficou em seu lugar e desenhou nove aventuras do herói brasileiro.

No período que trabalhou na Ebal, Baron foi um dos mais prolíficos capistas das revistas da editora e desenhou inúmeros personagens da Marvel e da DC. Ele fez cards e cartazes que se tornaram icônicos na lembrança dos fãs da editora. O cartaz que ele criou para o Almanaque Quadrinhos 1969 foi reproduzido no livro The Silver Age of DC Comics, sendo o único brasileiro citado nessa edição.

O álbum é produzido por Francisco Ucha, e trará textos do próprio Ucha, além do especialista Toni Rodrigues e do falecido editor e cartunista Ota.

Em 2018, um álbum que resgatava as HQs do personagem no traço do artista Floriano Hermeto de Almeida Filho foi publicado pela AVEC Editora.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA