Confins do Universo 155 - Nos traços de Neal Adams -
OUÇA
Notícias

Álbum resgata HQs da Múmia com arte de Ignácio Justo

19 janeiro 2022

A Múmia (formato 21 x 28 cm, 92 páginas, R$ 39,90), de Ignácio Justo e Gedeone Malagola, é um lançamento em parceria da Editora Criativo com o selo GRRR!. O título está à venda na loja da Editora Criativo e na Comix Book Shop.

Na década de 1960, os quadrinhos de terror eram muito populares no mundo inteiro. No Brasil não era diferente e, em meio a febre do gênero, o quadrinhista paulista Gedeone Malagola decidiu criar sua própria versão para um monstro clássico da mitologia do terror. Assim, em 1967, criou a “Múmia de Kharis”, baseada em um personagem de filmes antigos, para a editora GEP, de Miguel Penteado.

A série fez sucesso e sua primeira fase, pela GEP, durou 19 números e três almanaques, sempre com arte de Sérgio Lima, com exceção de algumas poucas histórias desenhadas por Rodolfo Zalla e pelo próprio Gedeone.

Em 1972, com o fechamento da GEP, a série migrou para a editora M & C - Minami & Cunha, com mais cinco números em título próprio e uma sexta HQ publicada no Almanaque do Lobisomem. Com exceção da primeira, todas as HQs desta fase foram desenhadas pelo mestre do quadrinho nacional Ignácio Justo.

Enquanto o traço de Sérgio Lima era acadêmico e polido, Ignácio Justo preferiu subverter tudo e desenhou a nova saga de Kharis com um traço solto e moderno, sob influência da ilustração publicitária e dos mestres da HQ europeia daquele período. É essa fase que o leitor encontra neste volume, reunindo as cinco HQs produzidas por Justo.

Em 1977, uma nova versão dessa Múmia ganhou as páginas, agora pela dupla Rubens Lucchetti e Julio Shimamoto. Ela foi publicada em cores pela editora Bloch, durando 18 números. Foi a terceira versão de Kharis, um personagem clássico da HQ nacional.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA