Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Álbum resgata personagem cangaceiro dos quadrinhos nacionais

10 março 2022

Raimundo – Cangaceiro (formato 21 x 28 cm, 64 páginas, R$ 49,99), de José Lanzellotti, é um lançamento da Editora Criativo em parceria com o selo GRRR! e pode ser encontrado à venda na loja da Editora Criativo e na Comix Book Shop.

José Lanzellotti foi um artista único - exímio pintor, tinha tanto interesse pelos Índios brasileiros e outros tipos regionais como sertanejos e cangaceiros. Assim, tornou-se um cronista visual especializado em retratar essas etnias. Além disso, tornou-se sertanista e um expert no folclore e nas várias culturas regionais que compõem o Brasil, ilustrando inúmeros livros sobre o folclore brasileiro, sempre com um traço inconfundível.

Com sucesso conquistado como pintor, escultor e figurinista, resolveu se aventurar também pelas histórias em quadrinhos, mídia muito popular naquela época. Criou então Raimundo, o cangaceiro, considerado pioneiro entre os cangaceiros dos quadrinhos. A saga de Raimundo estreou na revista Aliança Juvenil em julho de 1953, e durou até a edição de janeiro de 1954, com seis capítulos num total de 45 páginas.

Graças ao farto conhecimento que Lanzellotti tinha do assunto, as histórias de Raimundo traziam textos, personagens verossímeis e um desenho de forte estética barroca.

Após ter seu pai assassinado e suas terras roubadas pelo latifundiário Coronel Venâncio, o efebo Raimundo entra para o grupo do cangaceiro Sussuarana e passam juntos a percorrer o agreste, fazendo justiça com as próprias mãos. Enfrentam a polícia e os coronéis do sertão, defendendo os mais humildes e explorados.

Raimundo teve suas cinco primeiras HQs republicadas nos anos 60, pela editora Pan Juvenil, em duas edições, e depois foi totalmente esquecido pelos editores. Agora, pela primeira vez, as seis HQs foram reunidas num único álbum, um verdadeiro documento histórico da HQ e da cultura brasileira.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA