Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Amarelo Seletivo: HQ fala sobre o preconceito contra japoneses

29 setembro 2021

Amarelo Seletivo (formato 14,8 x 21 cm, 20 páginas), de Ricardo Tayra, é uma história em quadrinhos independente em campanha na plataforma colaborativa Catarse para viabilizar sua edição impressa.

A trama tem como protagonista André, um garoto nipo-brasileiro de 10 anos que recebe uma notícia: vai trocar de escola. Nesse momento de mudanças, ele começa a perceber e questionar o preconceito que sofre por sua origem oriental. E também fica curioso sobre a terra dos seus avós: Okinawa, a região do Japão onde nasceu o Karatê.

O título foi criado pelo jornalista e produtor cultural Ricardo Tayra, responsável pelo roteiro, edição do projeto e pela campanha de financiamento. O roteirista, que é neto de japoneses (sansei), escolheu o tema de sua primeira HQ autoral como uma homenagem aos seus antepassados. Mas também faz uma visita ao próprio passado, já que a história é inspirada em sua infância nos anos 1980, misturando ficção e fatos reais.

Para os desenhos, Tayra fez questão de convidar uma artista que também tivesse origem nipônica. A arte da edição é da ilustradora TalessaK (Gibi de Menininha, Memories).

Dentre as recompensas, é possível comprar pacotes da revista com desconto, para que os apoiadores possam distribuir entre amigos ou para quem se interessar pelo tema.

Confira a campanha na página do Catarse.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA