Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Bate-papo discute o uso da crítica e da ironia nos quadrinhos

26 maio 2023

A Gibiteca BPE apresenta o painel Quadrinhos, Crítica e Ironia, que ocorre na sexta-feira, 2 de junho, a partir das 18h, no Salão Mourisco da BPE - Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo 1190, Centro, Porto Alegre/RS), uma das instituições da Sedac - Secretaria de Estado da Cultura.

A conversa será com os quadrinhistas Cecília Marins, Bernardo Aurélio Andrade Oliveira e Caio Thiago Andrade Oliveira. A mediação será do jornalista e também quadrinhista Augusto Paim.

O evento, com entrada franca, é destinado a profissionais e interessados no universo dos quadrinhos e da cultura pop. Segundo Guilherme Miorando, curador da Gibiteca, os três participantes são conhecidos no universo das históras em quadrinhos por trazerem visões diferenciadas, “com pitadas de crítica e ironia, sejam sobre a tradição histórica, as relações sexuais ou o mundo da cultura pop. Acompanhar seu debate é uma forma de se abrir para novas ideias e também de dar boas risadas”, completa.

Guilherme explica que a gênese dos quadrinhos vem da crítica aos costumes sociais, que anteriormente, se associavam à caricatura, às charges e aos cartuns. “Dentro dessa tradição, o uso da ironia visual e verbal é uma parte fundamental, desestabilizando o leitor e os costumes”, justifica.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA