Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Capa italiana de Dylan Dog traz referência a David Bowie e homenageia Carlo Ambrosini

2 abril 2024

A Sergio Bonelli Editore anunciou a capa de Dylan Dog Oldboy # 24, que será lançada dia 12 de abril na Itália. Além de trazer a última história desenhada e publicada postumamente do saudoso Carlo Ambrosini, a arte, assinada por Marco Nizzoli, faz uma bela homenagem ao quadrinista que faleceu dia 1º de novembro de 2023, aos 69 anos.

A pose de Dylan na capa remete à de David Bowie no icônico álbum Heroes, de 1977. Ao fundo, a referência é a Giorgio de Chirico, um dos maiores expoentes da pintura metafísica, em particular a Piazza D'Italia, de 1953.

Na imagem, ao lado de Dylan, aparecem as capas das edições com desenhos ou autoria completa de Ambrosini, como Canal 666,  O longo adeus e Vampiros, publicadas no Brasil pela Mythos.

E por fim, ao fundo, no alto à esquerda, há um triângulo que significa "além dos confins das esferas estelares". Trata-se de uma referência à série Napoleone, criada por Ambrosini. Nizzoli fez parte da equipe de desenhistas, enquanto Franco Busatta, editor de Oldboy, integrava a redação do título.

Uma homenagem significativa, considerando o papel narrativo deste lugar, fora do espaço e do tempo, onde os sonhos se realizam e as ideias são imaginadas pelos humanos. E Napoleone costuma visitá-lo.

Napoleone foi publicado na Itália de 1997 a 2006, em 54 edições. No Brasil, teve uma edição especial pela Skript, em 2022.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA