Confins do Universo 158 - Por Odin! 60 anos do Thor! -
OUÇA
Notícias

Chico de Ogum, quadrinho raro dos anos 70, ganha republicação

17 maio 2022

Chico de Ogum (formato 21 x 28 cm, 136 páginas, R$ 49,99) é um lançamento da Editora Criativo em parceria com o selo GRRR! e pode ser encontrado à venda na loja da Editora Criativo e na Comix Book Shop.

Em 1971, o escritor e publicitário Carlito Cunha fundou, ao lado de Minami Keizi, a editora M&C - Minami & Cunha, com a qual tentou emplacar o quadrinho nacional nas bancas do Brasil.

Dentre seus inúmeros lançamentos estava Chico de Ogum, um (anti) herói médium e pai de santo. Concebido por Carlito, com “assessoria técnica” de seu irmão, o escritor candomblecista Nélson Ciabattari y Cunha, Chico foi uma HQ de vanguarda – um personagem original, repleto de criatividade.

E tudo de forma despretensiosa, sem panfletarismo religioso ou piegas. Parecia que seu autor não imaginava que o personagem faria sucesso comercial, e, de fato, não o fez. Foram apenas dez histórias, todas escritas por Carlito. A editora foi à falência poucos anos depois.

As tramas ganharam o traço dos artistas Nico Rosso e Kazuhiko Yoshikawa. O personagem virou “cult”, e suas poucas edições se tornaram raríssimos itens de colecionador. O leitor tem a chance de redescobrir Chico de Ogum, neste álbum que apresenta todas as HQs do personagem em ordem cronológica, reimpressas pela primeira vez desde 1972, ano de sua publicação original.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA