Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Conheça o Silent Manga Audition, concurso internacional de quadrinhos  

13 junho 2017

O Silent Manga Audition é um evento mundial, com a intenção de descobrir e apoiar artistas que produzem mangá ao redor do mundo. Ele é organizado pela Coamix Corp of Japan, com direção de Nobuhiko Horie, ex-editor chefe das revistas Weekly Shonen Jump  (que publicou séries como Dragon Ball, Yu-Gi-Oh!, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco e outras durante sua famosa Era de Ouro, quando vendia quase 7 milhões de exemplares por semana) e Weekly Shonen Bunch.

O concurso acontece desde 2013 e atualmente tem periodicidade semestral. As únicas regras são: fazer as histórias sem balões de texto e seguir o tema proposto. Existem várias categorias de premiação, de Grand Prix a Menção Honrosa, que envolvem valores em dinheiro (de aproximadamente R$ 300,00 até R$ 15.000,00), viagem ao Japão, publicação impressa e digital, além de acesso a auxílio dos editores para publicar no Japão.

Todo ano, a editora seleciona um grupo de aproximadamente dez autores para sua turma de Master Class, de acordo com o resultado de todos os concursos anteriores, para serem levados ao Japão e começarem a trabalhar com a editora, na criação de séries, one-shots e ilustrações.

Os brasileiros Ichirou, Roberto F., Max Andrade, e YOS estiveram entre os vencedores de edições passadas do evento, e hoje fazem parte da equipe de Master Class. Eles já começam a atuar como autores para o mercado japonês, com autores da Itália, Argentina, Chile, Indonésia, Espanha, Malásia, Vietnam, França e outros.

Dentre os trabalhos já realizados, eles colaboraram com o tema do último concurso, que era valorizar Kumamoto (área do Japão que sofreu com terremotos no ano passado) e passar uma mensagem positiva para os habitantes.

Além disso, nessa ocasião houve um evento no local, onde foram expostas as obras e ilustrações de vários autores, e as artes dos brasileiros ficaram ao lado da contribuição de mangakas como Eiichiro Oda (One Piece), Takehiko Inoue (Slam Dunk, Vagabond), Tetsuo Hara (Hokuto no Ken, Keiji) e Tsukasa Hojo (City Hunter, Angel Heart).

Diversos autores brasileiros já foram premiados ao longo do concurso em suas categorias. São eles: Ju Loyola, João Eddie, Zazo Aguiar (Turma da Mônica Jovem), Eudetenis, Fabiano Ferreira, Walace Machado, João Mausson, André Inacio, Alan Morais Godinho e as duplas Marcel Ibaldo/Elton Keller e Cayyan Costa/Karolyne Rocha.

Na última edição do concurso, também houve uma competição de ilustrações com outros brasileiros entre os premiados: Alan Morais Godinho, Gabyt, Doutoje, Joseph Bruno, Heitor Amatsu e Henry Saints.

O concurso está em sua oitava edição e o novo tema é Fair Play, com prazo de envio dos trabalhos até setembro deste ano.

Confira outras informações no site oficial do evento.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA