Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Contos do Griô busca apoio na plataforma Catarse

24 agosto 2021

A história em quadrinhos Contos de Griô (formato 26 x 18 cm, 64 páginas) está em campanha na plataforma coletiva Catarse para viabilizar sua publicação. O projeto surgiu em 2019 e passou de uma HQ para um selo colaborativo entre artistas.

A proposta é chamar artistas novos no mercado e também aqueles que nunca publicaram antes para que contem suas versões de mitos e crenças – releituras de contos e lendas dos mais diversos folclores africanos, das terras da Nigéria a Madagascar, da África do Sul ao Egito. Cada volume é único e cada história tem começo, meio e fim. Contos de Griô terá 3 histórias inéditas:

A origem do tambor, de Ana Cristina e Jean Lins, é uma aventura de um pequenino morador das ilhas Bijagós que em uma noite, visitou a lua e lá ganhou de presente o primeiro tambor, que virou um dos instrumentos mais importantes em diversas culturas da África.

O coração de Baobá, de Ari Firmino, conta a história de um Baobá vivia pacificamente em uma vasta planície da savana quando um dia conheceu um jovem coelho e uma hiena. O Baobá, singelo e inocente como era acabou se afeiçoando aos dois e isso causou severos problemas.

Porque os cães cheiram uns aos outros, de Daiandreson Victor, traz uma história fantástica que responde um dos grandes mistérios que percorre há séculos. Por que os cães cheiram o rabo uns dos outros? Uma fábula sobre dois reinos, um coração partido e um mensageiro vaidoso.

O livro traz também diversos extras. Com narrativas negras feitas por autores negros, a obra visa suprir uma lacuna que os jovens leitores negros e periféricos tem em um momento da vida tão crucial para criação da própria identidade.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA