Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Darryl Banks conta como foi decidido o triste destino de Hal Jordan

28 março 2001

Sete anos depois do surgimento de Kyle Rayner, o mais controverso dos Lanternas Verdes (criado por Ron Marz), Darryl Banks, o desenhista que idealizou o visual do herói, e que continua ilustrando o título, revelou numa entrevista para a 4 Color Review como foi o processo que prenunciou a catástrofe que se abateria sobre Hal Jordan, nos anos seguintes.

Kyle foi criado para marcar a revolução na revista Green Lantern (coisa que a DC Comics estava fazendo com todos os seus personagens, na época) e gerou bastante confusão entre os leitores. É odiado por muitos, que até hoje não aceitam o destino dado a Hal Jordan.

“Eu estava muito apreensivo. Marz e Eddie Berganza (o editor na época) foram me passando os detalhes aos poucos, para terem certeza de que eu estava absorvendo tudo. Hal Jordan louco? Como? E ele matará os integrantes da tropa dos Lanternas Verdes? Ok, eu esperava algo assim. Contanto que não matassem o Kilowog, tudo bem”, declarou Darryl Banks.

“E então eles disseram ‘Bem…’, e eu respondi ‘Ah, vocês só podem estar brincando!’, mas aí Ron Marz explicou tudo. ‘Olhe, nós podemos matar o cabeça de brócolis (referindo-se a um dos alienígenas da Tropa), mas quem se importaria? Assim, saberão que faremos uma mudança, e que outra pessoa vai usar o anel, como aconteceu com Guy Gardner e John Stewart’. Mas vocês sabem que Hal voltou. Ron realmente tinha boas idéias, e não quis fazer mudanças apenas por fazer. Eram conceitos bem fortes”, comenta Banks.

Ele também conta como Parallax (nome que Hal Jordan adquiriu após ter exterminado a Tropa) foi criado. “A idéia era conceber um Hal diferente, com seus poderes vindo dele mesmo. Pretendiam chamá-lo de The Protector (O Protetor, em português). Então, eu disse ‘The Protector? Me digam: quem ele protegerá?’. Eles apenas tinham gostado do nome. Daí, pedi um tempo para criar uma armadura e um nome, para ver o que achavam. Procurei algo com a mesma sonoridade de Protector. Mantive a letra P, e fui ao dicionário. Logo achei Parallax! O significado é diferente, mas fazia relação com o conceito que tínhamos”, explicou.

Depois de tantas peripécias, Hal Jordan sofreu por vários anos! Foi vilão, mocinho, morreu e ressuscitou. Hoje, ele é a nova encarnação do Espectro. Pobre Hal! Ele merecia um destino melhor e, principalmente, mais respeito!

Green Lantern # 50

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA