Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Notícias

Desenhista Norm Breyfogle morre aos 58 anos

27 setembro 2018

O desenhista norte-americano Norm Breyfogle, mais conhecido no Brasil pelo seu trabalho nas histórias do Batman, morreu na última segunda-feira, dia 24 de setembro, aos 58 anos.

A notícia foi divulgada por amigos e parentes, dois dias depois.

Breyfogle nasceu em 27 de fevereiro de 1960, em Iowa City, no estado de Iowa. Aos 12 anos, começou a ter aula de arte e, aos 16, já era considerado um talento por pessoas que viam seu trabalho. Além de trabalhar produzindo artes para revistas locais, se formou na Northern Michigan University, onde estudou pintura e ilustração.

Seu primeiro trabalho para a DC Comics aconteceu em 1984, numa curta história de seis páginas para a revista New Talent Showcase, e logo o autor começou a ser notado no mercado. Em 1985, desenhou uma aventura de American Flagg, para a First Press, e outra para a antologia Tales of Terror, da Eclipse Comics. Também teve a oportunidade de ilustrar uma aventura do Capitão América em Marvel Fanfare # 90 e fez Whisper, para a First Comics.

Em 1987, viria a grande oportunidade da carreira: foi contratado para ser o artista responsável por Detective Comics, revista mensal estrelada pelo Batman.

Batman # 465Legends of the Dark Knight - Norm Breyfogle

Ao lado do escritor Alan Grant, cocriou personagens como Ventríloquo, Caça-Ratos, Jeremiah Arkham e Zsasz. Também foi com desenhos de Breyfogle que Tim Drake foi apresentado pela primeira vez como Robin. Ele ficou em Detective Comics entre 1987 e 1990, passando depois para a revista Batman, na qual permaneceria até 1992. Logo em seguida, ilustrou Batman – Shadow of the Bat até 1993.

Também é dele a arte Batman – Terror Sagrado (1991), história da linha Túnel do Tempo (Elseworlds) e Batman – O Nascimento do Demônio (1992). A primeira saiu no Brasil pela Editora Abril em 1992, enquanto a segunda foi apresentada pela Eaglemoss, em 2016,  na edição DC Comics Coleção de Graphic Novels – Volume 16.

Depois, produziu algumas histórias para a Malibu Comics e Valiant Comics.

Na segunda metade da década de 1990 e início dos anos 2000, desenhou alguns projetos para a Marvel, incluindo histórias do Pantera Negra, Vingadores Anual, Felina e Thunderbolts 2000.

O artista voltaria para a DC em 2000 com o Elseworld Flash – Ponto de Fuga e a revista mensal do Espectro. Em 2011, participou ainda do projeto DC Retroactive, homenageando aventuras do Batman da década de 1990, e Batman Beyond Unlimited.

Outros trabalhos posteriores incluem livros infantis, sketchbooks e comissions para fãs. Também escreveu poemas e um romance que não terminou.

Em dezembro de 2014, Norm Breyfogle sofreu um derrame (saiba mais aqui), o que causou paralisia do lado esquerdo de seu corpo. Ele era canhoto e, apesar de recuperar um pouco dos movimentos, precisou se aposentar.

Detective Comics # 590 Detective Comics # 610

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA