Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Brenda Starr, arte de Ramona Fradon
Notícias

Desenhista Ramona Fradon, artista da Era de Prata, faleceu aos 97 anos

26 fevereiro 2024

Ramona Fradon, desenhista estadunidense conhecida por seu trabalho em Brenda Starr, Metamorfo e Aquaman, morreu aos 97 anos, no dia 24 de fevereiro. O falecimento foi divulgado pela Catskill Comics, que trabalhava como agente da artista, na venda de originais.

Fradon havia anunciado sua “aposentadoria” dos quadrinhos em janeiro.

Nascida Ramona Dom, em 2 de outubro de 1926, em Chicano, Illinois, nos Estados Unidos, ela se mudou com os pais para Nova York aos cinco anos e cresceu no subúrbio de Westchester.

Após se formar na Parson’s School of Design, ela se casou com Dana Fradon, cartunista da revista New Yorker.

Sua carreira nas HQs começou em 1949. Seu primeiro trabalho para a DC Comics foi desenhando uma história da revista Gang Busters. Depois de mais algumas histórias curtas, ilustrou uma aventura do Cavaleiro Andante (Shining Knight). Logo em seguida, passou a trabalhar na revista Adventure Comics, nas histórias de Aquaman, nas quais ficou por mais de uma década.

Foi ela que recriou o personagem em 1959, junto ao escritor Robert Bernstein, em Adventure Comics # 260. A dupla também criou o Aqualad, o parceiro mirim de Aquaman.

Fradon também é criadora – junto do roteirista Bob Haney – de Metamorfo, personagem que surgiu na revista The Brave and the Bold. Outra edição marcante da desenhista é The Brave and the Bold #59, de 1965, com a parceira do Batman com o Lanterna Verde – a primeira com outros heróis, algo que se tornaria um dos temas do título.

A artista se afastou das HQs entre 1965 e 1972, para cuidar de sua filha. Quando retornou, desenhou o Homem-Elástico, Freedom Fighters e a revista dos Superamigos.

Seu trabalho para a DC Comics ainda inclui desenhos para as revistas: Wonder Woman, House of Mysteries, House of Secrets, Casebook Mystery, Metal Men and the Atom, Secrets of Haunted House, Secrets of Sinister House, Star-Spangled War Stories e Western Comics.

Ela fez poucos desenhos para a Marvel Comics: uma história curta para Romance Trail, que na época era uma publicação da Atlas, em 1950; uma HQ do Quarteto Fantástico, em 1973; e o quinto número da revista The Cat, que nunca foi publicado.

Quando Dale Messick se aposentou, Fradon assumiu as tiras diárias de Brenda Starr – Repórter, publicadas pelo Chicago Tribune-New York News Syndicate. Ela as desenhou de 1980 a 1996.

Nas últimas décadas, Fradon ilustrou várias HQs voltadas para o publico infantojuvenil, como Sonic the Hedgehog, da Archie Comics; Simpsons Super Spectacular, desenhando o Radioactive Man, e SpongeBob Comics, ambos da Bongo Comics; e até a revista Nick Mag Presents, da Nickelodeon.

A autora entrou para o Will Eisner Comic Book Hall of Fame em 2006, e sua carreira foi celebrada no livro The Art of Ramona Fradon, publicado em 2012.

Diversos autores ligados aos quadrinhos estadunidenses lhe renderam homenagens na internet, como Francesco Francavilla, Patrick Zircher, Gail Simone, Neil Gaiman, Trish Mulvihill, Pete Doree, Sandra Hope, dentre outros.

Para dar uma ideia da importância da artista, até o jornal francês Le Monde escreveu um curto obituário sobre Ramona Fradon.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA