Confins do Universo 199 - O monstro. O mago. Um clássico.
OUÇA
Notícias

Diamba - Histórias do Proibicionismo no Brasil, que aborda racismo na proibição da cannabis, é um lançamento da Brasa Editora

25 agosto 2023

Inspirado pela história em quadrinhos Cannabis - A Ilegalização da Maconha nos Estados Unidos, obra de Box Brown publicada no Brasil pela Editora Mino em 2019, o cartunista Daniel Paiva se desafiou a quadrinizar uma versão brasileira da proibição da erva a partir de minuciosa pesquisa.

O resultado está no documentário em quadrinhos Diamba - Histórias do Proibicionismo no Brasil (formato 15,5 x 23 cm, 176 páginas, R$ 99,90), próximo lançamento da Brasa Editora que já está em pré-venda com 20% de desconto.

A partir de uma notícia de jornal que contava sobre um jovem preso apenas por estar usando um boné estampado com a folha da cannabis, Daniel inicia a narrativa descontínua, partindo de uma dura da polícia em uma favela, que poderia estar em qualquer grande cidade do Brasil, costurada por letras de músicas, onde flashbacks conduzem o leitor por diversos fatos históricos desde os primeiros registros do uso da maconha na China antiga, passando pelas grandes navegações, a colonização das Américas, a escravidão, até chegar ao proibicionismo do Século 20, à Guerra às Drogas e à discussão da legalização das drogas nos dias de hoje.

A edição traz também vários casos ocorridos em decorrência da proibição, como as prisões de artistas como Gilberto Gil, Rita Lee e a banda Planet Hemp. Também conta o surreal Verão da Lata, em 1987, quando um navio derramou vinte e duas toneladas de latas de maconha no litoral brasileiro. E o Verão do Apito, em 1996, quando os banhistas do Posto 9, em Ipanema, usaram apitos para avisar aos fumantes que a polícia estava se aproximando.

De acordo com a editora e o autor, Diamba é um manifesto antirracista, pela legalização da maconha no Brasil e pelo respeito às liberdades individuais.

Atualmente, ocorre no Superior Tribunal Federal uma discussão e votação para a liberação do porte de maconha.

Além de Diamba, a Brasa Editora lançará Damasco, de Lielson Zeni e Alexandre S. Lourenço, na Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Saiba mais sobre essa obra aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA