Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Notícias

Editora Gallimard estaria interessada na compra do grupo Flammarion

20 janeiro 2012

Gallimard

Segundo informações dos sites italianos Economia Web e Fummetologicamente, a editora Gallimard estaria negociando a compra do grupo Flammarion, que pertence, desde 2000, à empresa italiana RCS (Rizzoli Corriere della Sera) MediaGroup.

A Flammarion é a quarta maior casa editorial da França e dela fazem parte as editoras Casterman (cujo catálogo inclui as séries Tintim e Corto Maltese), J'ai lu, Librio, LT Jacques Lanore, Fluide Glacial, Autrement, Arthaud e Pygmalion.

RCS (Rizzoli Corriere della Sera) MediaGroup

Para se ter uma ideia do potencial dessa editora, a Flammarion faturou 148 milhões de euros nos nove primeiros meses de 2011.

A RCS estaria interessada na venda da Flammarion - cujo valor negociado estaria entre 150 e 200 milhões de euros - numa tentativa de cobrir seus prejuízos com o grupo espanhol Unidad Editorial, do qual detém 96% do controle.

Interpelado sobre o assunto pelo semanário Livres Hebdo, um representante da Flammarion negou que a empresa esteja à venda.

Até o momento, a RCS e a Gallimard não desmentiram a notícia.

A editora Gallimard é uma empresa familiar fundada por Gaston Gallimard, em Paris, em 1911, e atualmente dirigida por Antoine Gallimard. É a terceira maior casa editorial da França. Em 2010, teve um faturamento de 240 milhões de euros.

Flammarion

A Éditions Denoël - que publica quadrinhos sob o selo Denöel Graphic -, a Futuropolis e a Folio pertencem à Gallimard.

Segundo a ACBD - Association des Critiques et journalistes de Bande Dessinée, o grupo Flammarion (aqui representado por Casterman, KSTR, Audie, Fluide Glacial e Jungle) publicou 226 títulos em 2011 e ficou com uma parcela correspondente a 4,24% do mercado.

A Gallimard ficou com 1,45% do mercado franco-belga, tendo publicado 77 HQs em 2011.

Vale registrar que 310 editoras publicaram HQs - num total de 5.327 livros - no mercado franco-belga, no ano passado.

Caso a Gallimard compre a Flammarion, a venda precisaria ser examinada e aprovada pela União Europeia, para evitar a formação de um monopólio de alguma atividade.

Casterman

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA