Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Notícias

Sonia Luyten recebe honraria do governo japonês

3 maio 2024

No último dia 30 de abril, a jornalista, professora e pesquisadora Sonia Maria Bibe Luyten foi escolhida, ao lado de mais três brasileiros, para receber a Ordem do Sol Nascente com raios de Ouro e Prata, uma honraria que o governo do Japão às pessoas que de alguma forma contribuíram para a divulgação da cultura nipônica em seus países.

"Foi uma emoção muito grande. É o reconhecimento de um trabalho de muitas décadas, que fiz como pesquisadora e jornalista em prol dos mangás e animês. É mais especial ainda porque poucas receberam essa honraria", explicou Sonia.

Pioneira na área de pesquisa das culturas populares do Japão, na década de 1980, Sonia foi a primeira a publicar artigos científicos sobre mangás. Por isso, se tornou uma referência internacional e chegou a lecionar sobre quadrinhos naquele país.

Por meio do ensino e da pesquisa, desenvolveu o intercâmbio acadêmico e cultural em diversas instituições brasileiras e do exterior, como na Universidade de São Paulo, na Universidade Católica de Santos, na Universidade Presidente Antônio Carlos, na Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka, na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, na Universidade de Tsukuba, dentre outras.

Também foi peça vital na fundação da Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações – Abrademi, que completou 40 anos em 2024. No evento de comemoração, inclusive, ela ministrou a palestra Os ensinamentos de Osamu Tezuka.

Sonia Luyten é autora de diversos livros, como O que é Histórias em Quadrinhos (Brasiliense, 1985) Histórias em quadrinhos: Leitura crítica (Edições Paulinas, 1989), Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses (que teve três edições: pela Estação Liberdade, em 1991, e pela Hedra, em 2000 e 2012), Cultura Pop japonesa: animê e mangá (Hedra, 2006) e Efeito HQ (on-line em parceria com José Alberto Lovetro, 2018).

Também foi colaboradora do Universo HQ, assinando as colunas Quadrinhos pelo mundo e Banca de teses.

Atualmente, ainda integra a comissão organizadora do Troféu HQ Mix.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA