Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Notícias

Editora portuguesa Polvo reúne quadrinhos de José Ruy sobre lendas japonesas

29 agosto 2023

O ilustrador, pintor e roteirista José Ruy é um dos mais reconhecidos e importantes autores portugueses de quadrinhos, com uma vasta carreira. Foi um dos pioneiros do gênero no país, tendo começado a produzir com 14 anos. Ele faleceu em 2022 aos 92 anos.

A editora portuguesa Polvo está lançando agora Lendas Japonesas (formato 21,6 x 30,2 cm, 64 páginas, capa cartonada, € 16,90).

Estas histórias se baseiam em diversas lendas dispersas pela obra de Wenceslau de Moraes (1854 - 1929), autor de vários livros sobre assuntos ligados ao Oriente, em especial o Japão, onde viveu por 33 anos.

José Ruy dedicou especial carinho e atenção a elas desde a sua criação, em 1949, para as páginas da revista O Papagaio. São 11 lendas tradicionais nipônicas, realçando temas como a alma japonesa, o budismo, o amor, a arquitetura religiosa, e a paisagem do país.

Wenceslau José de Sousa Moraes foi oficial da marinha, mas a sua grande paixão era escrever. Em 1888 chega a Macau, onde começa relação com uma mulher chinesa e tem dois filhos. Em uma comissão de serviço, em 1889, foi ao Japão e ficou sensibilizado com a exuberância da paisagem, da arte, do apurado sentido da dignidade e da honra, do seu culto e da delicadeza das mulheres.

Mais tarde, em 1898, instala-se na cidade japonesa de Kobe como cônsul de Portugal, onde se casa com uma gueixa, O-Yoné, tendo sido ela, talvez, a responsável pela sua entrega à escrita e à descrição do Japão. Wenceslau estudou a civilização japonesa para melhor compreender o que via e experimentava, tornando-se a grande fonte de informação portuguesa sobre o Oriente e compartilhando com os leitores experiências íntimas do cotidiano japonês.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA