Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Notícias

Editora Tábula chega no mercado e, dentre os primeiros lançamentos, está Flash Gordon

29 junho 2023

Uma nova editora chegou no mercado. É a Tábula, que tem como editora-chefe Priscila Platen.

E o primeiro título da Tábula entrará em pré-venda através da plataforma Catarse no dia 1º de julho, sábado, mas já é possível acessar a página. Trata-se da HQ chilena A Lenda de Zapam Zucum (formato 20 x 28 cm, 60 páginas, capa cartonada), do autor Rodrigo Lopez, ganhador do prêmio FIC de Santiago. A obra adapta uma lenda do norte da Argentina.

Priscila é biomédica, graduada em administração e contabilidade, e trabalha há dois anos com um e-commerce na área de moda. “Nerd por paixão, agora por profissão, estou me cercando de ótimos profissionais e usando toda minha experiência prática e técnica para fazer algo diferente”, ressalta ela sobre sua empreitada na área editorial.

A pretensão é terceirizar todas as etapas de produção através de profissionais com experiência na edição de quadrinhos e que já trabalham em editoras como Ultimato do Bacon, Culturama, Skript e Panini, dentre outras. “Quero poder entregar produtos bem feitos, por isso me cerco de pessoas competentes para não cometer erros do mercado e valorizar os acertos”, destaca.

A nova editora tem lançamentos programados até novembro deste ano, com as pré-vendas sempre no Catarse em campanhas curtas de 20 dias. A entrega é no início do mês seguinte, quando já se inicia a próxima campanha. “Toda pré-venda será de materiais já impressos para evitar atrasos”, ressalta Priscila.

Após 30 dias, as edições ficarão disponíveis na Amazon. “A distribuição na Amazon será pela editora Skript como ocorre com outros autores independentes e editoras como Ultimato Bacon e Quadriculando. Mas o foco é o Catarse, sua comunidade e a experiência dos leitores ao adquirir um quadrinho”, comenta Priscila, que é esposa de Douglas Freitas, editor da Skript mas reforça que sua editora é independente e as decisões são totalmente tomadas por ela.

O nome da editora, Tábula, foi uma pesquisa encomendada a uma agência de publicidade. “Queríamos um nome que estivesse vinculado à criatividade, produção literária. E tábula tem a ver com isto, pois está vinculado à papel e mesa”, explica Priscila.

A editora vem com o slogan De Leitora para Leitores! e uma cor rosa choque que chama a atenção, frisando que é uma editora feita por uma mulher, “meu objetivo é dialogar com todos os públicos e pela minha experiência, a aproximação com o cliente é algo muito importante... e eu gosto de rosa”, destaca Priscila, que também usará a experiência em sua loja de moda, como aromas personalizados e embalagens especiais para despertar uma identidade olfativa ao leitor ao receber as edições da Tábula.

“Eu acredito que a experiência não começa na compra e termina na entrega. O processo é muito importante. Ainda mais em um país que a gente luta tanto para adquirir algo. A Tábula irá valorizar a experiência dos leitores com esmero da edição e dos envios”, ressalta a editora.

Dentre as publicações anunciadas pela Tábula, uma se destacou desde o início: o anúncio de Flash Gordon, personagem de Alex Raymond que estava fora do mercado desde 2017, quando foi publicado incompleto pela Editora Pixel.

A Tábula pretende trazer o personagem em novembro, numa edição colorida, capa dura e em formato A3 (42 x 29,7 cm, maior que a edição da Pixel). “Flash Gordon está para entrar em domínio público e haverá uma avalanche de publicações do personagem, incluindo releituras. Meu pai é muito fã do personagem e acredito que ter um título como este no catálogo irá impulsionar as vendas e o interesse do público”, comenta Priscila, que vem recebendo indicações de quadrinhos clássicos e modernos desde que abriu a editora e está analisando cada uma delas e consultando profissionais da área para ver o que acham. “Aplico muito as regras da administração na editora, e a pesquisa é fundamental”, destaca.

Em agosto, já está anunciada a edição Sob a sombra de Lovecraft, de Bertho Horn. Em setembro, será anunciada uma HQ nacional de um grande autor brasileiro, e, em outubro, um autor belga.

“Além do Catarse, estamos montando um site onde os leitores terão várias opções para adquirir nossos quadrinhos, até mesmo pelo WhatsApp”, completou Priscila.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA