Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Editora Veneta lança coletânea de HQs de guerra criadas por Harvey Kurtzman

28 julho 2022

Um Cadáver no Rio Imjin (formato 21 x 28 cm, 264 páginas, R$ 129,90), de Harvey Kurtzman, é um lançamento de Editora Veneta.

A edição já está em pré-venda na Amazon com frete grátis para assinantes Prime.

O ano era 1950, os Estados Unidos estavam tomados pela paranoia anticomunista e pelo furor patriótico provocado pelo envolvimento do país na guerra da Coreia. Contra toda essa loucura, Harvey Kurtzman resolveu denunciar em seus gibis os horrores da guerra, nas revistas Two-Fisted Tales e Frontline Combat.

Ele  foi vigiado pelo FBI e espionado pelas Forças Armadas, mas as histórias que criou naquele momento tornaram-se clássicos e exemplos da coragem de um artista. Pela primeira vez, os quadrinhos de guerra distanciavam-se da visão maniqueísta do “nós contra eles”. Focando na Guerra da Coréia, mas abordando também uma série de outros conflitos, desde a colonização do México no século XVI, passando pelos confrontos entre indígenas e contrabandistas na Amazônia, até as trincheiras da Sicília na Segunda Guerra Mundial, o quadrinhista mostrou que a verdadeira face da guerra não tinha nada de bonita.

No lugar de sargentos másculos e heroicos massacrando vilões estrangeiros animalescos, desprovidos de personalidade, um olhar sério e desolador sobre o horror e a loucura do campo de batalha, sustentado por uma pesquisa minuciosa e uma expressividade única.

Um Cadáver no Rio Imjin compila toda a produção desta fase. Algumas HQs são desenhadas pelo próprio Kurtzman, e outras roteirizadas por ele com a arte daqueles que se tornariam alguns dos mais celebrados artistas do meio: Joe Kubert, Alex Toth, John Severin, Ric Estrada, Gene Colan e outros.

A edição está repleta de textos de apoio escritos por especialistas em EC Comics (incluindo uma introdução exclusiva da edição brasileira, por Rogério de Campos), uma galeria com todas as capas desenhadas por Kurtzman, em cores restauradas, bem como diversas fotos e materiais raros da época.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA