EDITORIAL - Universo HQ: 25 anos e... até breve!
5 de janeiro de 2025. Hoje, o Universo HQ comemora 25 anos. E escolhemos essa data também para anunciar que estamos parando as atualizações (pretensamente) diárias do site.
Mas... peraí! Hoje não seria dia de comemorar?
Lógico! E estamos fazendo essa mudança de rumo de coração muito leve. É uma decisão que foi bastante maturada. Porque Samir, Sérgio, Naranjo e eu simplesmente não tínhamos mais condição de fazer o UHQ como gostaríamos – e fizemos por muitos anos, vale ressaltar.
O site (nunca escondemos de ninguém) jamais foi uma fonte de renda para os quatro – pelo contrário, pois tiramos grana do bolso por muito tempo. E todos estão absolutamente atolados nos trabalhos que pagam nossas contas. Além disso, nenhum de nós ficou mais novo nesse tempo. E, por mais que sejamos quatro irmãos que a internet uniu, tem hora que é preciso priorizar família e, especialmente, saúde.
Então, estamos, sim, comemorando. Pelo sentimento de missão (muito bem) cumprida. E porque o Universo HQ não vai sair do ar. Todo nosso banco de dados – o maior da internet brasileira sobre quadrinhos e tão usado em pesquisas acadêmicas e jornalísticas – seguirá online. Afinal, são muitas milhares de páginas de conteúdo.
E é importante esclarecer: ainda faremos atualizações esporádicas de matérias, resenhas, colunas, entrevistas ou notícias que necessitem desse registro.
Além disso, o podcast Confins do Universo, que completará dez anos em julho deste ano, seguirá firme e forte.
Ou seja, continuaremos divulgando muitos quadrinhos – especialmente os brasileiros e os de outros países publicados no nosso mercado – no nosso canal do Youtube e em nossas redes sociais. Tanto do site, como nas nossas pessoais. E estamos estudando alternativas que pretendemos anunciar em breve.
Bom, dadas as explicações, é preciso agradecer. A bastante gente.
A você que acompanha o site há tantos anos.
A todos os apoiadores de nossa campanha no Catarse (que segue firme e forte!), pois sem eles a decisão da parada teria sido antecipada em alguns anos e nem o Confins do Universo se tornaria o que virou. Por isso, continuamos precisando da sua ajuda.
Aos nossos colaboradores. Foram centenas nesse um quarto de século, seja em artigos frequentes ou participações em atualizações comemorativas. Muitos deles se tornaram amigos queridos e grandes profissionais no mercado. E temos um orgulho indisfarçável disso.
A quem nos conferiu dezenas de prêmios durante essa trajetória bonita.
A quem divulgou o Universo HQ em grandes veículos de imprensa incontáveis vezes.
A nossas famílias, que tiveram muito, mas muito tempo de convívio “roubado” pelo site e entenderam o tanto de amor colocávamos no UHQ.
E, por último, claro, a Samir Naliato, Sérgio Codespoti e Marcelo Naranjo, os irmãos que ganhei nesse caminho e carregarei no peito para sempre. As brigas, discussões, separações, retomadas, risadas, abraços e encontros (mesmo que virtuais) só nos tornaram mais fortes. E assim, errando, acertando, mas sempre fazendo um jornalismo bom e honesto, contribuímos demais para o mercado de quadrinhos. Orgulhemo-nos, pois.
Vida longa ao Universo HQ e seu legado.
Sidney Gusman