Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Estudante congolês pede que Tintim na África seja banido na Bélgica

9 agosto 2007

Tintim na ÁfricaO
estudante congolês Mbutu Mondondo Bienvenu entrou com um ação na justiça
belga, pedindo que o álbum Tintim na África seja banido na Bélgica.

Tintim foi criado pelo artista belga Georges Remi, mais conhecido como Hergé, quando o Congo era uma das colônias daquele país.

Bienvenu, que vive em Bruxelas, na Bélgica, quer que o álbum seja declarado como racista, e recolhido das livrarias, devido ao tratamento dado aos negros na história. Ele também deseja ser indenizado pela quantia simbólica de 1,38 euros (aproximadamente R$ 3,50).

Tintim na África, que recentemente também sofreu restrições na Inglaterra, foi escrito em 1930, quando o Congo ainda pertencia à Bélgica (o país só ganhou independência em 1960), e a atitude colonialista imperava na Europa.

A ação foi iniciada em 1° de agosto e será examinada em setembro,
mas a decisão ainda pode levar seis meses.

Um representante da Éditions Moulinsart explicou que a companhia não poderia remover os livros das livrarias, uma vez que controla os direitos do personagem, mas não publica os álbuns, que saem pela Casterman.

Ele também disse estar surpreso com a reclamação, uma vez que Tintim na África foi publicado pela primeira vez em 1930, e comparou "Veja os filmes de John Wayne nos quais os índios estão morrendo. Ninguém está tentando tirar estes filmes do mercado".

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA