Confins do Universo 142 - Editoras brasileiras # 3: Grafipar, ascensão e queda -
OUÇA
Notícias

Faleceu, aos 68 anos, o cartunista Lailson de Holanda Cavalcanti

26 outubro 2021

Faleceu nesta terça-feira, 26 de outubro, aos 68 anos, o cartunista, chargista, músico, quadrinhista e jornalista Lailson de Holanda Cavalcanti. Ele nasceu no dia 26 de dezembro de 1952, em Recife/PE, e faleceu por complicações decorrentes da Covid-19.

Artista de renome, ganhou diversos troféus HQ Mix e numerosos prêmios por seus cartuns. Ele publicou por 27 anos uma charge diária no jornal pernambucano Diario de Pernambuco. Lailson foi curador do FIHQ – PE – Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco desde sua criação em 1999 até o ano de 2005.

Ele também teve importante atuação da área de quadrinhos e publicou títulos como Pindorama - A Outra História do Brasil; Lusíadas 2500; adaptações de clássicos para as HQs; e participação no especial MSP 50 – Mauricio de Sousa por 50 Artistas. Lailson foi o fundador do Papa-Figo, um semanário de humor gráfico que contestava a Ditadura, na década de 1970.

Autor de livros sobre humor gráfico, participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Também colaborou com revistas como MAD, O Pasquim e diversas outras.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA