Confins do Universo 199 - O monstro. O mago. Um clássico.
OUÇA
Arte de Ian Gibson
Notícias

Faleceu o desenhista britânico Ian Gibson

13 dezembro 2023

Ian Gibson, um dos grandes nomes da revista 2.000 AD, faleceu de câncer aos 77 anos no último dia 11 de dezembro. A notícia foi divulgado pelo filho do artista, Luke Jon Gibson, no Facebook.

Nascido em 20 de fevereiro de 1946, seus primeiros trabalhos apareceram em fanzines no começo da década de 1970. Em 1973, já trabalhava profissionalmente em títulos como Pocket Chiller Library, Bionic Woman Annual e House of Hammer.

Em 1975, Gibson, arte-finalizado pelo espanhol Blas Galego, começou sua colaboração com o cocriador de Juiz Dredd, John Wagner, na revista Death Wish, da Valiant.

Quando a revista 2.000 AD foi lançada em 1977, Gibson se tronou um colaborador regular e deixou sua marca em no Juiz Dredd desenhando Robot Wars, a primeira história longa, seriada, do personagem. Ele também desenhou as tiras diárias e dominicais.

Além disso, Gibsonilustrou Robo-Hunter, de John Wagner; Tharg’s Future Shock e A Balada de Halo Jones, ambas escritas por Alan Moore.

Na década de 1980, ele mudou-se para os Estados Unidos e desenhou para DC Comics, Eclipse, First Comics, Marvel, Image e Dark Horse. Dentre algumas das revistas que ele ilustrou estão Mr. Miracle, Millenium, Green Lantern Corps, Star Wars, X-Men Unlimited, Steed & Ms. Peel e Meta-4.

Na década de 1990, fez o design de personagem e arte de pré-produção para o desenho animado Reboot, que foi um dos programas pioneiros no uso de imagens geradas por computador.

No começo do século 21, Gibson criou Annie Droid, uma série de tiras para o jornal britânico The Saturday Times. Ele voltou a trabalhar para a 2.000 AD na última década.

Um de seus últimos trabalhos foi a primeira edição de Lifeboat, projeto de financiamento coletivo com roteiro e desenhos de Gibson.

Durante sua longa carreira ele usou alguns pseudônimos, como Emberton e Q. Twerk.

 

Ian Gibson

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA