Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Bryan Augustyn
Notícias

Faleceu o editor e escritor Brian Augustyn

2 fevereiro 2022

O escritor e editor estadunidense Brian Augustyn faleceu no dia 1º de fevereiro, após um derrame, aos 67 anos. A notícia foi divulgada por Mark Waid, no Facebook, a pedido da família.

Nascido em 2 de novembro de 1954, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, começou sua carreira, em 1986, como editor da série Trollords, da Tru Studios. No ano seguinte, editou as HQs Syphons e Speed Racer, da NOW Comics.

Em 1988, foi contratado por Mike Gold como um dos editores da revista semanal Action Comics Weekly, da DC Comics. Augustyn assumiu a editoria do título do Flash em 1989 e foi ele que contratou Mark Waid para escrever uma boa fase do personagem, que durou oito anos.

Na linha Impact, da DC - selo usado para reviver os super-heróis da Archie Comics, na década de 1990 -, Augustyn e Waid voltaram a trabalhar juntos em The Comet, que teve 18 edições.

Além disso, a dupla também produziu Impulse, estrelada por Bart Allen, neto de Barry Allen, o Flash.

The Shadow Strikes é outro trabalho sob sua batuta editorial. O título teve 31 edições e um especial anual.

No crossover Amálgama, entre as editoras Marvel e DC Comics, Augustyn foi um dos editores da revista JLX (Judgment League X-Men), junto com Ruben Diaz e Ali Morales.

Augustyn também foi o editor de LJA - Ano Um, de Mark Waid e Barry Kitson, que saiu aqui no Brasil na revista mensal Melhores do Mundo, da editora Abril, e recentemente foi republicado nos volumes 9 e 10 da da DC Comics - Coleção de Graphic Novels, da Eaglemoss.

Brian Augustyn e Mark Waid

Além de Waid, outros autores e artistas ganharam destaque trabalhando com Augustyn, como Humberto Ramos, em Impulse; Travis Charest, em Darkstars; e Carlos Pacheco, Mike Wieringo e Oscar Jimenez, os três na revista The Flash.

Um de seus trabalhos mais conhecidos como roteirista é a Batman - Gotham by Gaslight (Gotham City 1889 - Um Conto de Batman, no Brasil), de 1987, que contou ainda com arte de Mike Mignola. A história teve uma continuação, Batman - Mestre do Futuro, de 1992, escrita por Augustyn e desenhada por Eduardo Barreto.

Esse quadrinhos serviu de base para a criação do selo Elseworlds, da DC Comics, mais conhecido por aqui como Túnel do Tempo, da Editora Abril. O selo chegou a ser renomeado dependendo da editora: Multiverso (Pandora) e Realidade Alternativa (Brainstore).

Brian Augustyn fez poucos trabalhos para a Marvel, mas em 1997 escreveu a minissérie Imperial Guard. Para a Image Comics, publicou Crimson, do estúdio Cliffhanger, junto com Humberto Ramos.

Alguns crossovers da Event Comics, de Joe Quesada e Jimmy Palmiotti, como Painkiller Jane/Hellboy e Painkiller/Darkchylde foram escritos por Augustyn.

Ele era casado com Nadine, com quem teve duas filhas, Carrie e Allie.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA