Confins do Universo 199 - O monstro. O mago. Um clássico.
OUÇA
Notícias

Faleceu Walmir Amaral, mestre do quadrinho nacional

16 janeiro 2024

Faleceu na última quarta-feira, 10 de janeiro, aos 84 anos, o desenhista e mestre dos quadrinhos nacionais Walmir Amaral. Walmir nasceu no Rio de Janeiro, em dezembro de 1939.

Autodidata, desenhava desde pequeno. Ainda bem jovem, namorando uma mulher que trabalhava como secretária na Rio Gráfica e Editora, foi orientado por ela a apresentar seu portfólio e, assim, ingressou na tradicional editora carioca (conhecida hoje como Editora Globo).

Walmir produziu centenas de capas e histórias e quadrinhos, inclusive HQs do Fantasma e do Mandrake, no Brasil.

Na RGE (Rio Gráfica e Editora) fez HQs das séries As Aventuras do Anjo, Fantasma, Mandrake, Flecha Ligeira, Cavaleiro Fantasma, Cavaleiro Negro, Texas Kid. Foi editor de arte e fez as capas da belíssima série Gibi Semanal, publicada na década de 1970. Também foi responsável pela arte de capa de títulos como Flash Gordon, Kripta, Águia Negra, Pafúncio, Capitão Marvel, Agente Secreto, e não só esses.

Walmir publicou por outras editoras, ilustrando histórias do caubói O Vingador (Editora Outubro), Zhor, o Atlanta (Taika), Zorro (com base na séria da Disney, na Editora Abril), na qual também trabalhou com Os Herculóides e a série Alex e Cris (na revista Crás). Atuou também em outras editoras, como Grafipar, Saber, Ática.

Nos últimos anos, a Editora Criativo vem resgatando alguns dos materiais criados por Walmir em sua linha de quadrinhos.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA