Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Gibiteca de Curitiba completa 25 anos com comemoração especial

10 outubro 2007

No dia 150 de outubro de 1982 foi inaugurada a Gibiteca
de Curitiba
, a primeira instituição do gênero no Brasil. Para
comemorar esses 25 anos, foi preparada uma intensa programação para os
fãs da arte seqüencial. Confira abaixo.

Exposição Gibiteca 25 Anos - Uma retrospectiva que reúne material de acervo (gibis antigos, desenhos, fotos de eventos, premiações etc.), com a participação de 20 cartunistas que tiveram como base de formação os cursos de desenho de HQ da Gibiteca. No Centro Cultural Solar do Barão - Museu da Fotografia (Rua Carlos Cavalcanti, 533).

Exposição Joe Bennett - Diversos trabalhos do desenhista Benedito José Nascimento, conhecido no mercado norte-americano como Joe Bennett, que nasceu em Belém do Pará (em 1968) e é desenhista exclusivo da DC Comics. No Centro Cultural Solar do Barão - Museu da Fotografia - Salas 1, 2, 3 e 8 (Rua Carlos Cavalcanti, 533).

Mostra de banners e HQs dos personagens de Marcos Vaz - Diversas artes do criador do personagem Brasilzinho. No Centro Cultural Solar do Barão - Museu da Fotografia (Rua Carlos Cavalcanti, 533).

Workshop de desenho, com Joe Bennett - Dias 10 e 11 de outubro, no Centro Cultural Solar do Barão - Sala de Cursos, das 15 às 17h. 20 vagas, gratuito.

Workshop de roteiro, com José Aguiar - Dias 14 e 25 de outubro, no Centro Cultural Solar do Barão - Sala de Cursos, das 14 às 17h. 20 vagas, R$ 50,00.

Workshop, com Lourenço Mutarelli - Dia 26 de outubro, no Centro Cultural Solar do Barão - Sala de Cursos, horário a confirmar. 20 vagas, gratuito.

Workshop Construção de Personagens, com André Vianco - Dia 31 de outubro, no Centro Cultural Solar do Barão - Sala de Cursos, às 17h. 20 vagas, gratuito.

Palestra com Joe Bennett - Dia 11 de outubro, no Centro Cultural Solar do Barão - Sala Scabi, às 19h.

Bate-papo sobre mangá, com Fulvio Pacheco - Dia 19 de outubro, na FNAC (Park Shopping Barigüi), às 19h30min.

Cinema e HQ, com José Aguiar - Dia 23 de outubro, no Centro Cultural Solar do Barão - Sala Scabi, às 19h.

Bate-papo Quadrinhos em Curitiba - Dia 24 de outubro, na FNAC (Park Shopping Barigüi), às 19h30min.

Bate-papo com Lourenço Mutarelli - Dia 25 de outubro, na FNAC (Park Shopping Barigüi), às 19h30min.

Mesa-redonda - 25 Anos da Gibiteca de Curitiba, com diversos artistas - Dia 26 de outubro, no Centro Cultural Solar do Barão - Sala Scabi, às 18h.

Réquiem, com Felipe de Mello Duque, Mariana Ferraz Abbade e Lourenço Mutarelli - Dia 26 de outubro, no Centro Cultural Solar do Barão - Sala Scabi, às 19h30min.

Mercado de Quadrinhos hoje, com Cassius Medauar (Pixel Media) - Dia 27 de outubro, no Centro Cultural Solar do Barão -Sala Scabi, às 19h.

O Uso da HQ na Ensino da Língua Inglesa, com Douglas Quinta dos Reis (Devir) - Dia 30 de outubro, no Centro Cultural Solar do Barão - Sala Scabi, às 19h.

Quadrinhos e vampiros, com André Vianco - Dia 30 de outubro, na FNAC (Park Shopping Barigüi), às 19h30min.

A Gibiteca de Curitiba programou ainda uma série de lançamentos.

Dia 10 de outubro - Quadrinhópole # 5, O Dinossauro do Amazonas e Lobo da Estrada (de Fulvio Pacheco e outros autores), no Centro Cultural Solar do Barão - Museu da Fotografia, a partir das 19h.

Dia 19 de outubro - Confesso, de Marco Jacobsen, no Centro Cultural Solar do Barão - Museu da Fotografia, a partir das 19h.

Dia 20 de outubro - Cometa, de Samicler Gonçalves, no Centro Cultural Solar do Barão - Museu da Fotografia, a partir das 19h.

Dia 23 de outubro - Benett Apavora!, na FNAC (Park Shopping Barigüi), a partir das 19h30min.

Dia 24 de outubro - Brichos, de Antonio Eder e Paulo Munhoz, no Centro Cultural Solar do Barão - Museu da Fotografia, a partir das 19h.

Dia 26 de outubro - Piratas do Tietê, de Laerte Coutinho, na FNAC (Park Shopping Barigüi), a partir das 19h30min.

Finalizando a programação, haverá a exibição de vários filmes.

Dia 19 de outubro - Flash Gordon no Planeta Mongo, na Cinemateca de Curitiba. Entrada franca, sessões às 19h e 21h.

Dia 20 de outubro - Brichos, na Cinemateca de Curitiba. Entrada franca, sessões às 19h e 21h.

Dia 21 de outubro - Wood Stock, Sexo, Orégano e Rock'n'Roll, na Cinemateca de Curitiba. Entrada franca, sessões às 19h e 21h.

Dia 22 de outubro - Mostra de curtas: Gralha; Samurai de Curitiba e Homem-Aranha em japonês, no Centro Cultural Solar do Barão - Sala Scabi, às 19h.

Dia 26 de outubro - Réquiem, curta-metragem dirigido por Felipe de Mello Duque e Mariana Ferraz Abbade. Exibição e palestra com os diretores no Centro Cultural Solar do Barão - Sala Scabi, em horário a confirmar.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA