Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Gibiteca de Santos dedica final de semana aos fanzines

16 outubro 2015

A Gibiteca de Santos (Posto 5) homenageia os fanzines, revistas autorais com as mais diversas linguagens, temas e formatos. A coordenação é do Prof. Dr. Gazy Andraus, do fanzineiro Fabiano Geraldo e da própria Gibiteca.

O evento é dedicado à memória de Edson Rontani. Radialista, artista plástico, caricaturista e chargista, Rontani criou e editou o primeiro fanzine brasileiro sobre HQs, em 12 de outubro de 1965, em Piracicaba, sua cidade natal.

Os fanzineiros que quiserem expor ou trocar suas publicações podem fazê-lo durante todos os dias do evento. A Gibiteca também aceitará doações de fanzines nesse mesmo período.

Confira a programação:

Sexta-feira, 16 de outubro:

16h às 18h - Adriane Almeida e Nívia Silva com O fanzine e sua transposição midiática meditativa– teoria e prática, utilizando tigelas de cristal de quartzo;

18h30min – Palestra de abertura do Dia Nacional dos Fanzines, com Gazy Andraus.

Sábado, 17 de outubro:

14h às 16h –Wendell Sacramento e Ian Rocha – Oficina de experimentação de zines e lançamento de Fanzines autorais;

16h30min às 18h30min – Edson Rontani Jr. - 50 anos do lançamento do primeiro fanzine brasileiro Ficção, mediação de Gazy Andraus.

Domingo, 18 de outubro:

14h às 17h – Fabiano Geraldo e Leo Darumaman - Oficina D.I.Y. = Do It yourself – Como fazer o seu próprio zine;

17h15min às 19h – Márcio Sno e Ana Basaglia – Lançamento do livro O Universo Paralelo dos Zines (Sno), da Editora Timozine, e William Busa e seu livro Fanzine como Obra de Arte da Marca de Fantasia.

 

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA