Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo reinaugurada em Brasília

17 maio 2022

Inaugurada originalmente em 1993, a gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul, bloco A) foi um importante ponto de encontro de leitores de histórias em quadrinhos em Brasília. Além de ter entretido e encantado o público que a frequentou, seu acervo de revistas, livros e periódicos contribuiu para a formação de repertório de diversos futuros profissionais das artes gráficas, do jornalismo e do audiovisual.

Ao longo dos anos, a gibiteca ocupou diferentes salas do Espaço Cultural, até ser desfeita em 2013, quando do início das reformas no local. A boa notícia para os fãs de quadrinhos é que a gibiteca está de volta, repaginada, redecorada e rebatizada.

Sua reinauguração fez parte das comemorações dos 62 anos da capital brasileira e apresenta a Mostra Gibiteca TT Catalão, com ilustrações realizadas por vários artistas que foram antigos frequentadores, com visitação até 5 de junho.

A nova gibiteca ganhou o nome de TT Catalão, uma homenagem a seu fundador. Jornalista, poeta e ativista cultural falecido em 2020, aos 71 anos, o carioca Vanderlei dos Santos Catalão, o TT, foi quem criou a gibiteca quando foi coordenador do Espaço Cultural 508 Sul (na época, o local ainda não tinha sido rebatizado com o nome do vocalista da Legião Urbana), da qual esteve à frente até 1997.

A nova decoração é composta tanto por quadros pintados por Jô Oliveira, Lez Coutinho e Ethel Oliveira Dornas. Na entrada da gibiteca, foi pintado um mural assinado por Raimundo Lima Neto. Atualmente, estão disponíveis para leitura aproximadamente 23 mil exemplares de diversos gêneros: HQs de super-heróis, mangás, gibis infantis e graphic novels.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA