Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Notícias

Graphic novel da editora Veneta conta a vida de Frantz Fanon, escritor e pensador revolucionário das lutas anticoloniais do Século 20

31 agosto 2023

O nome de Frantz Fanon (1925-1961), escritor, psiquiatra e pensador revolucionário da Martinica, é inseparável da guerra de independência da Argélia e das lutas anticoloniais do Século 20. Mas quem realmente era esse homem?

É isso que aborda o próximo lançamento da editora Veneta: Frantz Fanon (formato 21 x 28 cm, 248 páginas, capa dura, R$ 119,90) conta com roteiro de Frédéric Ciriez e arte de Romain Lamy, e chegará às livrarias e comic shops em outubro.

está em pré-venda na loja Comic Boom! com 30% de desconto.

Em 1961, Frantz Fanon, Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre se encontraram em Roma. O motivo do encontro era discutir o prefácio que Sartre faria para Os Condenados da Terra, o explosivo livro-manifesto anticolonialista de Fanon. Mas o resultado foram três dias de discussões intensas a respeito de temas como colonialismo, psicanálise e racismo. Debates que entraram pelas madrugadas.

Fanon, aos 36 anos, tinha urgência porque estava ativamente envolvido na luta armada pela independência da Argélia e talvez também porque estava doente e pressentia que tinha pouco tempo de vida pela frente. O encontro dos três pensadores se tornou legendário, e esta graphic novel parte dele para descrever a vida e a luta de Frantz Fanon.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA