Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

HQs de Don Rosa estão banidas pela Disney para novas republicações?

15 fevereiro 2023

No último dia 14 de fevereiro, o quadrinhista Keno Don Rosa postou em sua página oficial no Facebook a curiosa informação de que duas HQs Disney de sua autoria estão banidas de futuras republicações.

Don Rosa reproduziu o conteúdo do e-mail que recebera de uma editora (não revelada por ele) sobre essa decisão que o deixou surpreso:

“Como parte de seu compromisso contínuo com a diversidade e inclusão, a The Walt Disney Company está em processo de revisão de sua biblioteca de histórias. Como resultado disso, algumas histórias que não se alinham aos seus valores deixarão de ser publicadas. Isso vale para duas de suas HQs clássicas, O pato mais rico do mundo e Uma vida de sonho. Elas não mais farão parte de nenhuma reimpressão ou novas coleções”.

Especula-se que o motivo dessa determinação seja o fato de que as duas HQs resgatam o personagem Corongo (ou Zumba), um morto-vivo africano criado em 1949 por Cal Barks para uma aventura do Tio Patinhas que, já faz algum tempo, é questionada por seu teor supostamente racista.

As histórias banidas fazem parte de A Saga do Tio Patinhas (Uma vida de sonho foi introduzida anos depois da sequência original), que narra a trajetória de vida do pato quaquilionário e alçou Don Rosa ao panteão dos Mestres Disney.

Isso significa dizer que a mais aclamada série em quadrinhos da turma de Patópolis – para a qual, há poucas semanas, a Panini anunciou, durante uma live, uma edição omnibus a ser lançada no Brasil, mas que pouco depois foi retirada da pré-venda - provavelmente jamais será republicada.

“Obviamente, todos os 12 capítulos da saga agora estão banidos, porque não podem ser publicados sem o capítulo final. Não vou nem comentar o que isso significará para o mercado de colecionadores”, escreveu Don Rosa aos seus seguidores no Facebook.

Se a razão do banimento for, de fato, a presença do personagem africano e o conceito que o envolve, é de se esperar que a HQ de Carl Barks também seja atingida por essa determinação da Disney.

A história O pato mais rico do mundo saiu duas vezes no Brasil nos últimos anos: no encadernado em capa dura A Saga do Tio Patinhas (Editora Abril, 2015) e Biblioteca Don Rosa - Volume 5 - O pato mais rico do mundo (Editora Abril, em 2018, e Panini, em 2021). Já Uma vida de sonho foi publicada em Biblioteca Don Rosa - Volume 10 - Uma carta de casa (Panini, 2020).

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA