Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Inscrições abertas para a segunda edição do projeto Narrativas Periféricas

15 fevereiro 2022

O projeto Narrativas Periféricas, realizado pela Editora Mino, nasceu da necessidade de diversificar as vozes que compõem o cenário de narrativas em quadrinhos do Brasil. Ele conta com apoio da Perifacon e da Chiaroscuro Studios.

Em sua primeira edição, realizada em formato independente, o projeto recebeu mais de 173 inscrições de artistas da cidade de São Paulo e, através de financiamento coletivo, lançou os trabalhos de seis autores: Gabu Brito, Kione Ayo, Eryk Souza, Arthur Pigs, lsaque Sagara e Isaac Santos.

Agora, em sua segunda edição, Narrativas Periféricas foi contemplado pelo Edital PROAC Expresso Direto de Fomento Direto a Projetos Culturais do Governo do Estado de São Paulo.

Foram abertas as inscrições para seleção de 10 artistas da periferia de São Paulo, bastando enviar um email até o dia 25 de fevereiro para narrativasperifericas@editoramino.com.

É necessário enviar dados do candidato (nome artístico e completo, data de nascimento, gênero, raça, telefone, e-mail e endereço), texto de apresentação, amostra de trabalhos e proposta de projeto.

Os inscritos precisam ter disponibilidade de participar das aulas presenciais que acontecerão entre abril e dezembro de 2022. Eles que terão a oportunidade de participar de uma formação gratuita para produção e publicação de histórias em quadrinhos e terão suas obras inéditas impressas e publicadas pela Mino.

Os selecionados participação de um curso formativo e gratuito com duração de oito meses, ministrado por Janaina de Luna e Pedro Cobiaco, incluindo conhecimentos técnicos para produção de quadrinhos, como narrativa, roteiro, composição, desenho etc., além de mentorias individuais e em grupo para produção e publicação de uma obra inédita. Ainda, os artistas terão a oportunidade de participar de masterclasses com grandes nomes do quadrinho nacional, como Alcimar Frazão, Ferréz, João Azeitona, Rafael Grampá e Shiko.

Os selecionados também receberão material de apoio pedagógico, através da aquisição de um pequeno acervo de livros referência para produção dos quadrinhos brasileiros e uma bolsa de auxílio a transporte e compra de materiais artísticos.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA