Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Isaac Santos lança a graphic novel Yasuke em evento na Ugra

10 fevereiro 2023

Hoje, 10 de fevereiro, acontece o lançamento oficial de Yasuke (formato 16 x 23 cm, 156 páginas, capa cartonada, R$ 109,00), do quadrinhista Isaac Santos. O título é uma publicação da editora Skript.

O evento começa às 18h na Ugra (Rua Augusta, 1371, Loja 116 - Consolação), em São Paulo/SP, e contará com um bate-papo do autor com Thiago Carneiro (AfroNerd) e Pedro Cobiaco.

A história apresenta Yasuke, o lendário samurai negro do Japão. Yasuke é um dos mais intrigantes personagens da história mundial. Um africano perdido em terras nipônicas, durante o período dos samurais, em pleno século XV.

Yasuke é retratado em diferentes fontes históricas, o que atesta sua existência. Pouco se sabe, entretanto, sobre esta figura real. O que se tem conhecimento é que possui uma origem africana e que serviu sob o daimyo japonês Oda Nobunaga (um grande senhor de terras), durante o período Sengoku. Teria chegado ao Japão em 1579 a serviço do missionário jesuíta italiano Alessandro Valignano, visitante de Missões nas Índias. Yasuke esteve presente durante o Incidente de Honnõ-Iji, quando houve o suicídio (ato de honra do guerreiro para evitar a execução) de Oda Nobunaga, em 21 de junho de 1582, nas mãos de seu general samurai Akechi Mitsuhide.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA