Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Jorge Zahar lança Vincent & Van Gogh no Brasil

9 agosto 2004

Vicent & Van GoghQuando, em novembro de 2003, o Universo HQ divulgou em primeiríssima mão no Brasil o álbum Vincent & Van Gogh, que acabara de ganhar o prêmio de melhor trabalho estrangeiro do Festival de Bandas Desenhadas de Amadora, em Portugal, pouquíssimos leitores poderiam crer que veriam a obra por aqui.

Um feliz engano, pois a Jorge Zahar acaba de lançar Vincent & Van Gogh (formato 21 x 28 cm, 72 páginas coloridas, R$ 49,50), do iugoslavo Gradimir Smudja, numa edição luxuosíssima. A tradução é de André Telles, responsável pela versão para o português de textos densos e instigantes, como os de Marc Bloch, Jacques Derrida e Norbert Elias, entre outros expoentes das ciências humanas.

A história é uma divertida e criativa homenagem aos mestres da pintura. Assim, o responsável pelas obras de Van Gogh é um gato chamado Vincent, que pertence a uma linhagem de nobres e talentosos felinos - seus ancestrais teriam sido os verdadeiros autores das grandes obras de Rembrandt (Harmenszoon Van Rijin) e (Eugène) Delacroix.

Numa trama maliciosa, que mistura contexto histórico, grandes mestres da pintura - como (Claude) Monet, (Henri de) Toulouse-Lautrec, (Edgar) Degas, (Paul) Gauguin e (Pablo) Picasso - e suas obras, Gradimir Smudja revela um grande talento ao imitar à perfeição telas de Van Gogh.

Gradimir SmudjaÉ divertido identificar quadros famosos do gênio holandês "perdidos" em meio à história do desajeitado Van Gogh e do sacana Vincent. Pode ser que alguns fãs da pintura torçam os narizes para este livro, mas trata-se de uma grande homenagem em forma de quadrinhos.

"Van Gogh sempre me interessou muito. Quis contar sua verdadeira história, pois todo mundo sabe quem ele era, mas ninguém conhece Vincent, sua segunda alma. Vincent & Van Gogh permanecerá sempre único, justamente porque é daí que deverá partir a imaginação de meus leitores para formularem, à vontade, a seqüência da história. Esse relato não tem limites e pode certamente emocionar a todos", disse Gradimir Smudja, que foi considerado pelo site sérbio sobre quadrinhos Strip Vesti como um dos nomes mais fulgurantes dos quadrinhos em 2003.

Vincent & Van Gogh foi lançado originalmente na França, pela Delcourt, em janeiro de 2003 e já foi traduzido para vários idiomas. Em Portugal, no livro Sobre BD, o mais importante material teórico sobre quadrinhos editado este ano naquele país, o autor David Soares dedica um capítulo à obra.

A edição nacional já ganhou destaque em jornais como Folha de S.Paulo e O Povo, de Fortaleza, e na revista Veja. Esta é a terceira investida da Jorge Zahar nos quadrinhos. As anteriores foram com os tomos 1 e 2 de Em Busca do Tempo Perdido, que adapta Marcel Proust para as HQs. E que venham outras!

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA