Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Júlio Shimamoto em evento do Centenário da Imigração Japonesa

19 março 2008

Júlio ShimamotoNesta
quarta-feira, 19 de março, acontece o lançamento do livro BANZAI! História
da Imigração Japonesa no Brasil
e da terceira edição de História
do Japão em Mangá
, às 19h, no Salão Nobre da Câmara Municipal
de São Paulo
, reunindo autoridades e convidados.

O projeto faz parte das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa.

A ocasião conta com a presença do veterano profissional e mestre dos quadrinhos Júlio Shimamoto, responsável pelas ilustrações do livro BANZAI! História da Imigração Japonesa no Brasil, que traz o relato de cem anos de uma história recheada de fatos marcantes, narrando exemplos de luta, perseverança e solidariedade dos imigrantes pioneiros.

A publicação é uma iniciativa da Associação Cultural e Esportiva Saúde, com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, coordenado e preparado pelo jornalista Francisco Noriyuki Sato, com auxílio de Paulo Fukue (roteiro) e Adauto Silva (letrista), o trabalho foi revisado por uma equipe liderada pelo professor Masato Ninomiya, da Universidade de São Paulo.

A obra começa narrando os bastidores da imigração japonesa, com a época anterior à vinda do navio Kasato Maru, até a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), destacando no Pós-Guerra as conquistas dos japoneses e seus descendentes no País. No fim do livro também há um glossário de termos japoneses e referências históricas.

"Eu queria especificamente trabalhar com o Shima, porque ele sabe exatamente como foi a vida do imigrante japonês. Desde o início estava convencido de que não poderia ser no estilo de mangá tradicional, com olhos grandes, porque não tinha que ser caricatural, e sim real. Eu não imaginava outra pessoa no seu lugar. Foi difícil, mas consegui convencê-lo, pedindo para ele fazer esse sacrifício em homenagem aos nossos pais e avós, e para que pudéssemos deixar a nossa história para as futuras gerações, afinal, nós fazemos parte dela", relata o coordenador Francisco Sato.

História do Japão em Mangá conta com desenhos de Roberto Kussumoto e Antonio Paulo Goulart e textos de Francisco Sato e Francisco Handa, doutor em História pela Unesp e monge budista da escola Soto Zen.

A obra apresenta uma visão ampla e detalhada dos dois mil anos de história
do Japão, desde a sua origem até os dias atuais, identificando os principais
acontecimentos e os mais notáveis líderes da nação, além da influência
da China, a introdução da cultura do arroz, do xintoísmo e do budismo
e o período de isolamento do Japão.

Outros temas importantes abordados no mangá são as conseqüências da abertura dos portos às nações estrangeiras, a destruição causada pelas guerras mundiais e o esforço do período pós-guerra.

Essa obra foi lançada durante a celebração do Tratado de Amizade Brasil-Japão, em 1995, e chega à sua terceira edição em 2008.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA