Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Lançamentos e novidades marcam os 50 anos da Mônica

27 fevereiro 2013

Celebrando os 50 anos da Mônica, personagem criada por Mauricio de Sousa que estreou em 3 de março de 1963, em uma tira do Cebolinha no jornal Folha de S.Paulo, a Mauricio de Sousa Produções divulgou várias novidades para o ano de 2013.

São diversas parcerias, com empresas, como, por exemplo, a Amor aos Pedaços, que vai oferecer em sua linha de produtos o Bolo da Mônica, uma receita inédita criada especialmente para o aniversário da personagem, além do kit Mestre Cuca da Mônica, com cupcakes.

Com a rede Giraffas, que será o restaurante oficial dos 50 anos da Mônica, os personagens de Mauricio serão os convidados da GiraTurma, personagens criados pela rede, nas GiraSurpresas e nos materiais de ponto de venda nas lojas da rede.

No Memorial da América Latina, em São Paulo, mais de 70 desenhistas do Brasil homenageiam o Sansão, o inseparável coelhinho de pelúcia da Mônica, na mostra Sansão também faz 50 anos.

Já a exposição Mônica 50 anos traz a trajetória da personagem contada por meio de originais, animações, esculturas e até o primeiro e original coelhinho da Mônica real, a filha de Mauricio, em uma grande exposição interativa sobre a Mônica, também em São Paulo.

Mônica 50 anosMônica # 75

O espetáculo Mônica Mundi - Uma volta ao mundo com a Turma da Mônica estreará no Rio de Janeiro, no dia 3 de março. Na ocasião, acontecerá um coquetel comemorativo e será cantado parabéns para a Mônica com a presença do seu criador, Mauricio de Sousa.

O primeiro lançamento comemorativo nos quadrinhos chega às bancas no início de março: a revista mensal Mônica # 75, da Panini, com mais páginas e capa comemorativa metalizada.

No decorrer do ano será lançado o título Todas as capas da Mônica, em dois volumes, que compilará todas as capas do título mensal da dentuça, desde a primeira, em 1970. Outro livro terá como destaque as capas comentadas e as curiosidades por trás delas. E ainda sairá um livro em homenagem à personagem, no qual 150 desenhistas e ilustradores, do Brasil e do mundo, retratarão a Mônica.

O Cartoon Network homenageará a personagem com um episódio especial sobre os 50 anos da Mônica, com a celebração do Mês da Mônica, em setembro, e com "pílulas comemorativas" durante toda a programação de 2013.

O canal trará ainda, em sua grade noturna, a Turma da Mônica Toy, uma releitura com uma linguagem visual atual, voltada para o público jovem e adulto, com humor diferente, em vinhetas de 30 segundos. Na coletiva para a imprensa, foram exibidos dois episódios da série.

Mônica 50 anos

O site da Turma da Mônica será totalmente reformulado e a Lojinha da Mônica terá uma área especial chamada Mônica 50 anos com produtos exclusivos.

Na linha de brinquedos, a primeira boneca da Mônica, lançada pela Troll no começo dos anos 1970, voltará ao mercado em uma parceria com a Multibrink. Já a Grow relançará os brinquedos Estrelinha Mágica e Mônica MixFace, dois clássicos da personagem.

Também serão lançados produtos icônicos de décadas passadas, como um estojo anos 80 e um cubo mágico com a empresa Mileno, que também colocará à venda o Sansão amarelo, o primeiro coelho da Mônica. Mas, em vez de ser recheado de palha, como o original da filha de Mauricio, será de pelúcia.

O ano terá ainda a remontagem da primeira peça de teatro da Turminha, feita na década de 1970 - Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta, com figurino do estilista Fause Haten.

Em parceria com os Correios, será lançada uma folha com 12 selos postais que retratarão a evolução da personagem, selos de Natal e haverá ainda a criação de aerogramas.

E ainda haverá eventos sociais em comunidades carentes para a comemoração do aniversário da Mônica, diversas ações de varejo e nas redes sociais e até um desfile comemorativo no Rio de Janeiro, em parceria com a marca coletiva de moda Apoena.

Um ano e tanto para a famosa baixinha, gorducha e dentuça que há tanto tempo conquistou e continua cativando até hoje tantos fãs, novos e antigos.

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anosMônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anosMônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos Mônica 50 anos

Mônica 50 anos Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Mônica 50 anos

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA