Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Livro conta trajetória do Quarto Mundo, coletivo que revolucionou os quadrinhos no Brasil

8 fevereiro 2024

Entre 2007 e 2012, um grupo de quase 100 artistas autorais, com muita criatividade e ousadia, impactou o mercado brasileiro de histórias em quadrinhos.

Batizado de Quarto Mundo, esse coletivo organizou uma cena que estava dispersa pelo país, lançou quase 200 revistas independentes, escancarou a porta dos grandes eventos, colecionou muitos prêmios e inspirou uma nova geração de autores.

Toda essa trajetória é contada no livro Quarto Mundo – A Revolução dos Quadrinhos Independentes no Brasil (formato 15,8 x 22,8 cm, 256 páginas, capa cartonada), que a Editora Heroica lança no primeiro semestre deste ano. É o primeiro lançamento da editora voltado aos quadrinhos nacionais.

A obra está disponível em campanha no Catarse e reúne u37 HQs publicadas pelo grupo durante o período em que atuou, selecionadas criteriosamente por seis dos membros mais atuantes do coletivo: Daniel Esteves, Edu Mendes, Leonardo Melo, Marcos Venceslau, Mario Cau e Will.

Dos mais variados gêneros e estilos, as histórias comprovam a criatividade dos quadrinhistas de várias partes do Brasil. Além de trabalhos dos colaboradores citados, há também do Alex Mir, Ana Carolina Recalde, André Caliman, Antônio Éder, Cadu Simões, Caio Majado, Chicolam, Gil Tokio, Giorgio Galli (Gico), Jozz, Laudo Ferreira Jr., Leandro Robles, Marcelo Saravá, Pablo Casado e Sergio Chaves, entre muitos outros.

O livro traz ainda um dossiê, no qual o jornalista especializado em quadrinhos Jota Silvestre conta os bastidores da criação do coletivo, suas maiores contribuições para o mercado, os motivos que levaram ao fim e o legado que ficou para uma nova geração de artistas. O texto das orelhas traz uma apresentação do professor e pesquisador Paulo Ramos, que acompanhou de perto a trajetória do coletivo.

A capa foi desenhada por Mario Cau, com base numa arte de André Caliman. A edição de texto e arte é do editor Manoel de Souza.

Para mais detalhes sobre o projeto, planos disponíveis, recompensas programas e apoiar, clique aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA