Confins do Universo 143 - Com mil quacs: Carl Barks! -
OUÇA
Notícias

Livro da editora Noir reúne entrevistas do cartunista Henfil

22 novembro 2021

O próximo livro da editora Noir tendo quadrinhos como tema será Sick da Vida – As grandes entrevistas de Henfil (formato 14 x 21 cm, 158 páginas, capa cartonada), organizado por Gonçalo Junior.

O projeto já está em pré-venda no Catarse com preço promocional e lançamento programado para fevereiro de 2022. Na campanha custa R$ 69,90, e o preço para livrarias será de R$ 79,90.

Henfil tinha uma forma peculiar de ver o que acontecia à sua volta. Contundente, com tiradas inteligentes e geniais, criou personagens de quadrinhos que viraram lenda no imaginário popular nas décadas de 1960 a 1990, nas páginas do jornal O Pasquim, porta-voz da luta pela redemocratização do país durante a ditadura militar.

Mas havia uma outra faceta sua tão boa quanto a de fazer rir: dar entrevistas. Pela primeira vez, um livro reúne as grandes entrevistas do cartunista brasileiro, ícone da redemocratização do país falecido em 1988, e revela o quanto é atual é o seu pensamento.

O desafio maior foi localizar as conversas antológicas do inquieto artista, pois ele dava entrevista para todos mundo. Gonçalo localizou o que considera as 18 maiores e mais importantes, que saíram em veículos de peso como Ele Ela, Status, Status Humor, Playboy, Veja, Grilo, O Bicho, Versus, Coojornal, Homem, Pasquim e no livro Cartas para um novo Brasil, organizado por Geneton Moraes Neto.

“O que mais impressiona é que os temas praticamente não se repetem, Henfil sempre tinha um assunto novo e interessante para ele tratar e dar opiniões acertadas, sem esquecer que são bastante atuais e importantes”, afirma Gonçalo.

Obra fundamental para conhecer o quanto o humor gráfico foi importante na luta contra os arbítrios na ditadura militar, a partir de um artista de saúde bem frágil – era hemofílico – e de coragem imensa que se jogou como um camicase na luta pela volta da democracia. Ajuda também a entender o Brasil de hoje, com os resquícios, equívocos e traumas herdados por 21 anos de ditadura.

Para mais detalhes, planos disponíveis, recompensas programadas e apoiar, clique aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA