Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Livro ensina sobre o uso dos quadrinhos de super-heróis em sala de aula

7 abril 2022

Vamos usar quadrinhos em sala de aula? - Os super-heróis invadem a escola (136 páginas, R$ 44,00, versão e-book gratuita), de Gelson Weschenfelder, é um lançamento da Editora Fi.

O livro é fruto da pesquisa de Pós-Doutorado do autor no Programa de Pós-Graduação de Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, com docentes de diversas redes de educação sobre o uso de quadrinhos em sala de aula.

O livro é gratuito para profissionais de educação e pesquisa, no modelo e-book. A ideia da obra é auxiliar os profissionais de educação a utilizarem quadrinhos em sala de aula, desde por onde começar a ler até indicações de ações com as HQs.

O autor questionei e pesquisou sobre o uso das HQs em ambiente escolar e foi levado a pensar que os personagens “super-heróis” das histórias em quadrinhos, além de modelos morais, poderiam ser também modelos de desenvolvimento de resiliência, no que sua pesquisa revelou-se ser de grande auxilio para crianças e adolescentes em situações de risco em ambientes escolares.

Por que há resistência do uso de HQs em ambiente escolar? Por que ainda há o preconceito sobre este objeto? Em suas aulas e intervenções, Gelson conta ter resultados maravilhosos com o uso de personagens das super aventuras em sala de aula. Por que não dividir esses resultados? Há uma necessidade de que as pesquisas acadêmicas sobre educação saiam dos muros acadêmicos e adentrem o chão da escola.

A partir disso, outros estudos foram realizados, criando formações docentes, sobre o uso de quadrinhos dessas histórias na educação básica. Porém, para ampliar o acesso, principalmente para docentes, veio a ideia deste trabalho, um livro, que possa simplificar e auxiliar o uso de quadrinhos em ambientes escolares.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA