Confins do Universo 201 - Arigatô, sensei Akira Toriyama!
OUÇA
Notícias

Livro explora trabalhos do quadrinhista Sergio Macedo sob perspectiva da Arte Visionária

10 janeiro 2022

A editora Marca de Fantasia disponibilizou gratuitamente, em formato digital, o livro A arte transcendental de Sergio Macedo (82 páginas), fruto da pesquisa de Doutorado Cartografias do Inconsciente em Quadrinhos, defendida em 2018 por Matheus Moura no Programa de Pós-Graduação em Artes e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás.

A proposta da pesquisa foi investigar processos criativos de quadrinhos que orbitam no campo da Arte Visionária. Um dos autores pesquisados foi Sergio Macedo, o qual possui uma extensa produção.

Pouco conhecido no Brasil, Macedo saiu do país ainda na década de 1970 para tentar a sorte como artista na Europa, em especial na França. Lá conheceu e trabalhou com grandes autores franceses, inclusive na mítica revista Métal Hurlant. Apesar de ter publicado livros em diversos países e idiomas, somente há pouco mais de 10 anos ele voltou a ser editado no Brasil, tendo apenas dois álbuns lançados no país desde então: Xingu (Devir, 2007) e Povos Indígenas em Quadrinhos (Zarabatana Books, 2012).

Neste livro, o Matheus busca mergulhar no trabalho do autor a fim de conhecer melhor os processos criativos envolvidos na criação de seus quadrinhos. É feita uma retrospectiva da carreira de Macedo, além de análises de histórias e/ou cenas pela perspectiva da Arte Visionária. Ao final, há uma entrevista em que se pode conhecer um pouco mais deste singular e extraordinário autor.

Para baixar, clique aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA