Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Livro homenageia o caricaturista Mendez

7 março 2023

Em 2021, com pouco alarde da imprensa, o professor e pesquisador cearense Levi Jucá lançou o livro Mendez – Mestre da caricatura (formato 21 x 27cm, 256 páginas, capa dura, R$ 50,00, sujeito a acréscimo da taxa de frete dos Correios), pelo selo Ecomuseu de Pacoti. E a obra merece ser mais conhecida.

O caricaturista e pintor Mário de Oliveira Mendes (1907-1996), mais conhecido como "Mendez", era dono de um traço inconfundível. Tanto que foi um dos maiores artistas da história do humor gráfico brasileiro.

Cearense de Baturité e radicado no Rio de Janeiro, onde esteve em atividade entre as décadas de 1920 e 1990, o autor marcou época como mestre da caricatura ao compartilhar seu método de observação e desenho por meio de célebres publicações.

Esta é a primeira vez, desde a sua morte, em que a vida e a obra de Mendez são narradas e ilustradas em livro. A ideia de Jucá é que elas “sejam conhecidas – e jamais esquecidas – pelas novas gerações”.

Levi Jucá, o autor da obra, é licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor do Ensino Médio. Natural de Fortaleza/CE, mas com raízes familiares em Pacoti, na Serra de Baturité, onde reside e desenvolve pesquisas e projetos educativos para a divulgação e preservação do patrimônio cultural e ambiental. É autor de Pacoti, História & Memória (2014), Um século de magia (2017), sobre a vida de Luiz Severiano Ribeiro, o “rei do cinema no Brasil”, e Filhos de Guaramiranga (2019).

Interessados em adquirir um exemplar de Mendez – Mestre da caricatura podem fazer a compra pelo site do Eco Museu.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA