Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Livro Mil anos de mangá disponível no Catarse pela Editora Estação Liberdade

1 abril 2022

A Editora Estação Liberdade iniciou pré-venda via Catarse do livro Mil anos de mangá (formato 22,2 x 26,5 cm, 272 páginas coloridas), da autora e professora francesa Brigitte Koyama-Richard. O lançamento está programado para junho deste ano.

A obra, como o próprio nome diz, conta a história do mangá em seu esplendor e diversidade. Do inspirador mangá Hokusai até a aparição dos Gekiga, os mangás realistas dos anos 1950; do marco que foi Astro Boy, de Osamu Tezuka, à Rosa de Versalhes, de Riyoko Ikeda, um mangá shōjo para garotas jovens; das lendas de samurais até as edições mais alternativas da revista Garo; e dos demônios que povoam a obra de Mizuki Shigeru até as últimas criações de Taniguchi Jirō; cada período aqui percorrido pela autora é recheado de detalhes e ilustrado com desenhos e gravuras.

Nos últimos anos, o mangá tem feito um sucesso fenomenal fora do Japão. Por mais contemporânea que essa forma de arte gráfica possa parecer, o mangá está, na verdade, profundamente enraizado na cultura japonesa, baseando-se muitas vezes em suas tradições artísticas centenárias.

Um panorama dessa forma de expressão tão viva e duradoura sobre os estados da alma japonesa, cujas riqueza e diversidade são contempladas numa extensão que vai das origens do mangá ao mangá dos dias de hoje.

Mil anos de mangá foi publicada originalmente em 2007 pela editora francesa Flammarion. A edição brasileira chega em versão atualizada conforme a republicação francesa de 2022, com tradução de Nícia Adan Bonatti e projeto gráfico de Gustavo Abumrad.

Para mais detalhes da campanha, planos disponíveis, recompensas programadas e apoiar, clique aqui.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA