Confins do Universo 142 - Editoras brasileiras # 3: Grafipar, ascensão e queda -
OUÇA
Notícias

Luto nos quadrinhos nacionais: faleceu Rodolfo Zalla

19 junho 2016

Rodolfo Zalla, um dos maiores nomes dos quadrinhos brasileiros em todos os tempos, faleceu hoje, 19 de junho, em São Paulo.

Nascido na Argentina, em 1931, Zalla iniciou a carreira artística em seu país, em 1953. Mas foi a partir de 1963, quando se radicou no Brasil, que o desenhista se tornou uma referência para os quadrinhos nacionais, trabalhando para várias editoras e se destacando nas HQs de terror e de guerra.

Foi um dos fundadores do estúdio e editora D-Arte, no início dos anos 1980, na qual revistas de terror, como a clássica Calafrio, marcaram época.

A partir de 1972, Zalla também trabalhou nos quadrinhos Disney da Abril, desenhando as aventuras do herói de capa e espada Zorro. Para a mesma editora, ele ainda colaborou nas HQs da linha Hanna-Barbera e de He-Man.

Até a década atual, o artista continuou angariando prêmios e homenagens e fazendo trabalhos inéditos ou ganhando republicações de suas obras clássicas.

Rodolfo Zalla, que lutava contra um câncer descoberto recentemente, morreu durante o sono. Ele completaria 85 anos no próximo mês de julho.

Rodolfo Zalla

Zalla terror

Zorro de Zalla

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA